5 Vantagens dos networkers introvertidos

Dificilmente um empreendedor sobreviverá no mundo de hoje sem tirar partido do networking, uma actividade imprescindível para quem quer dar a conhecer um projecto, angariar clientes, encontrar colaboradores, juntar-se a parceiros ou identificar oportunidades de negócio. O problema é que nem toda a gente tem o perfil ideal para ‘conquistar a sala’ com um sorriso nos lábios e o estilo de uma estrela de Hollywood.

Em cada 3 pessoas, 1 ou 2 são introvertidas, ou seja, sentem-se melhor no seu próprio espaço e com os seus pensamentos do que rodeados por uma multidão, gostam mais de um jantar íntimo com dois ou três amigos que de uma visita à discoteca, preferem trabalhar sozinhos num projecto antes de o discutir em grupo, estão mais confortáveis a escrever do que a fazer apresentações orais e, sem dúvida, preferem reunir com um cliente do que deambular por uma sala de copo na mão a fazer conversa.n

networking'
nFelizmente o mundo de hoje está a aprender a aceitar que os introvertidos têm o mesmo direito que os extrovertidos a ser quem são. E isto aplica-se também aos empreendedores. Então, como conciliar este tipo de personalidade com a necessidade premente de fazer networking? A resposta é simples: basta adaptar a forma como se faz networking. Muitos introvertidos possuem características que os tornam particularmente aptos para um certo estilo de presença e de relacionamento, muitas vezes com resultados surpreendentes.

1. Os introvertidos sabem ouvirnFazer networking não tem de ser iniciar uma conversa sobre si e a sua empresa com o objetivo de vender alguma coisa. Na verdade, os especialistas afirmam que o bom networker é aquele que sabe, antes de mais, ouvir. Ora, neste capítulo, os introvertidos têm a vantagem porque estão mais habituados a usar os ouvidos do que a boca. A melhor maneira de conquistar a simpatia de alguém numa sala cheia de gente é interessar-se pelo seu interlocutor, querer saber o que faz, que necessidades sente, quais são as suas opiniões. Só depois perguntar como pode ajudar e, se a conversa se encaminhar nesse sentido, falar sobre si e o seu negócio.

2. Não gostam de se autopromovernNão tem muito jeito para se autopromover? Excelente. A ideia de ir a um evento ‘vender a sua imagem’ ou ‘vender-se a si próprio’ está mais que ultrapassada. O networking não é acenar uma bandeira gritando aos quatro ventos que já ganhou um prémio e tem o melhor produto do mundo. Um low-profile que se interessa verdadeiramente pelo outro e está disposto a ajudar tem condições para chegar bem mais longe que o ‘espalha brasas’.

networker

3. São mais observadoresnA natureza introspetiva e um pouco mais solitária dos introvertidos torna-os, geralmente, mais observadores e aptos para reparar nos detalhes. Uma expressão facial, um tom de voz, uma dica subtil são mais facilmente interpretados pelos introvertidos. Por estarem mais concentrados no outro que em si próprios, captarão a mensagem e reterão o que é verdadeiramente importante.

4. São mais ponderadosnQuem nunca se arrependeu de algo que disse no calor do momento? O entusiasmo e o à-vontade de um extrovertido pode mais facilmente resultar num erro de que se possa vir a arrepender. Criar uma primeira impressão de qualidade, correndo menos riscos, é mais natural para um introvertido. Mesmo que isso signifique preparar mentalmente a conversa 1000 vezes antes de ela acontecer.

5. Preferem as redes sociaisnPorque preferem escrever do que falar ao telefone ou cara a cara, os introvertidos tendem a ter facilidade em usar as redes sociais, que são excelentes formas de conhecer pessoas que podem ser importantes para o negócio. Uma das formas de proceder, por exemplo no Facebook, é consultar o perfil de um amigo influente numa determinada área e identificar, na lista de amigos deste, alguns potenciais contactos. Depois, enviar uma mensagem simples, simpática e persuasiva, que muitas vezes pode ser o início de uma relação de trabalho.

Resumindo, ser introvertido não significa ser um mau networker. Cabe a cada um tirar o máximo partido da sua personalidade para trabalhar a sua rede de contactos. Se se considera introvertido, prepare bem os momentos de networking reunindo todas as informações de que necessita sobre as pessoas que pretende contactar e avance. Aos poucos verá que o facto de ser quem é já lhe dá muitas vantagens.

COMPARTILHAR
Artigo anterior10 convites de oferta para o Festival IN
Próximo artigoEventos de Empreendedorismo (27 Abr a 3 Mai)
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + seventeen =