7 Passos para se tornar um empreendedor

Dicas essenciais para quem quer dedicar-se ao empreendedorismo
Imagem de PourquoiPas por Pixabay

Se quer iniciar um negócio, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, não está sozinho.

De facto, dada a nova realidade económica do nosso tempo, mais pessoas do que nunca perceberam que o “emprego” que pensavam estar à sua espera não existe.

Outros chegaram à conclusão de que prefeririam criar um trabalho que amam, construído para se ajustar aos seus próprios objetivos de vida.

Na verdade, não importa qual é a motivação para ser o seu próprio chefe, pode começar hoje.

Como se tornar um empreendedor

Ter um negócio próprio não é simples, mas também não precisa ser uma dor de cabeça. E, quando começar irá muitas vezes querer desistir. Por isso, nessa altura, nada como ler frases inspiradoras para o empreendedorismo.

Mas, se quer começar, veja de seguida os 7 passos a seguir para se tornar um empreendedor.

1 – Encontre o negócio certo para si

Empreendedorismo é um termo amplo, e pode ser um empreendedor em praticamente qualquer área. No entanto, terá que escolher um campo para trabalhar e uma área de negócio para começar. O truque é encontrar um negócio que não só seja bem-sucedido, mas que seja também algo pelo qual é apaixonado.

Lembre-se que o empreendedorismo é um trabalho duro, então vai querer concentrar sua atenção em algo com o qual se preocupa.

O empreendedorismo é um trabalho duro, concentre a sua atenção em algo em que encontre motivação

2 – Avalie se precisa de mais formação

Não precisa ter nenhum tipo de educação formal para ser um empreendedor, mas isso não significa que deva ignorar completamente a formação.

Se quer começar criando uma empresa de tecnologia, a experiência em negócios, programação de computadores e marketing podem ser valiosos. Além disso, algumas indústrias provavelmente exigirão algum tipo de especialização, como ter uma empresa de contabilidade ou um escritório de advocacia.

3 – Planeie o seu negócio

Antes de começar o seu negócio, precisa ter um plano de negócios.

Um plano de negócios estabelece todos os objetivos que tem, bem como a estratégia para alcançar esses objetivos. Este plano é importante para colocar os investidores a bordo, bem como para medir o sucesso do seu negócio.

4 – Encontre o seu grupo-alvo/audiência

Nem todos os negócios agradam a todos. A idade, sexo, rendimento, raça e cultura do seu grupo-alvo desempenharão um papel importante na determinação de onde abrir uma loja – ou se precisa mesmo de ter um endereço físico para o seu negócio.

Pesquise qual o grupo que melhor se adapta ao seu modelo de negócio e, em seguida, prepare tudo para atrair esse tipo de cliente.

5 – Networking

Embora o trabalho em rede seja importante em todas as atividades, pode ser muito importante para os empresários.

O networking é como pode utilizar as habilidades das pessoas que conhece, para melhorar o seu negócio.

Também pode encontrar potenciais investidores através de redes de contatos para ajudar a obter o seu modelo de negócio. A sua rede também pode apoiar o seu negócio, ajudando a encontrar novos clientes o para a sua empresa.

6 – Venda a sua ideia

Os consumidores querem produtos, mas nem sempre sabem que produto escolher.

O seu trabalho como empresário é convencer as pessoas de que o que está a vender é a melhor opção disponível.

Para isso, vai ter que descobrir o que torna o seu produto único e, em seguida, vendê-lo com base no valor que ele adiciona ao seu cliente.

Aposte na criação de um produto único e que adicione valor ao cliente

7 – Mercado

A verdade é que deve estar focado em marketing antes, durante e depois de iniciar o seu negócio.

Pode ter o melhor restaurante da cidade, mas ninguém o vai visitar se os seus potenciais clientes não souberem que ele existe.

Uma boa estratégia de marketing é complicada, mas deve ser capaz de concentrar os seus esforços de marketing em seu público-alvo.

Por exemplo, millennials podem ser mais propensos a ver um anúncio nas redes sociais do que num outdoor no centro da cidade.

Algumas dúvidas comuns sobre o empreendedorismo

Ora bem, saiba que não é o único nesta jornada. De seguida esclarecemos algumas das questões mais comuns.

1 – Como é que escolho o meu campo?

O critério principal é que tem de ser algo que acrescente valor. Se não agregar valor ao seu negócio, não há razão para que alguém preste atenção a ele.

2 – Qualquer pessoa pode ser um empresário?

Sim, qualquer um pode ser um empreendedor, mas nem todos vão ter o mesmo nível de sucesso.

O empreendedorismo requer muita experiência, determinação e, por vezes, educação. No entanto, não existem pré-requisitos para se ser empresário, e existem empresários bem-sucedidos de todas as áreas demográficas.

3 – Preciso de experiência na área em que quero iniciar um negócio?

Não, mas certamente ajuda.

Se está a iniciar uma agência de marketing, então deve ter muita experiência com marketing.

Os clientes não vão querer gastar dinheiro se eles não souberem que pode fornecer um produto de alta qualidade, e a experiência é um histórico sólido e uma boa maneira de provar que está apto para o trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 2 =