8 dicas para conquistar clientes estrangeiros

Quando se reúne com pessoas de outra cultura, conhecer o protocolo local é absolutamente vital.

A Regus opera em 100 países em todo o mundo. Estamos habituados a fazer negócios além-fronteiras. Aqui ficam algumas dicas de protocolo para garantir uma excelente reunião…

1. Leia entre as linhas… no Reino UnidonOs britânicos podem, por vezes, ser muito educados e podem nem sempre dizer o que pretendem para não ferir suscetibilidades. Portanto, pode ter de ler entre as linhas. Se disserem: ‘Podemos considerar outras opções?’ o que realmente querem dizer é: ‘Isso nunca vai acontecer.’

2. Dê um aperto de mão firme… nos EUAnUma aperto de mão firme pode transmitir uma boa primeira impressão nos negócios em qualquer parte do mundo, mas principalmente na América, onde é considerado, por algumas pessoas, uma verdadeira forma de avaliar o caráter de uma pessoa. Se estiver a dar um aperto de mão a um americano, certifique-se sempre de que mantém o contacto visual.

%OUTLINK:REGUS_VIRTUALOFFICE:TEXT%
n3. Nunca cruze as pernas durante uma reunião… no EgitonMostrar as solas dos pés é algo considerado muito rude no Egito. Isto significa que cruzar as pernas não é boa ideia – mantenha as solas no chão para garantir que não ofende o seu anfitrião.

4. Não fale de trabalho na casa do seu parceiro de negócios… no MéxiconSe o seu parceiro de negócios o convidar para ir até sua casa, deve evitar falar de trabalho. Aqui, o trabalho fica no local de trabalho. Socializar em casa significa falar sobre a família e interesses, em detrimento dos negócios.

5. Chame um táxi da forma correta… na GrécianChamar um táxi da forma errada pode causar-lhe problemas por aqui. Levantar a mão com a palma da mão para fora – como se estivesse a dizer ‘Stop’ – é considerado um gesto rude. Ao invés, vire a palma da mão para si e mantenha os dedos juntos.

6. Se lhe oferecerem chá, aceite-o sempre… no BahreinnBeber chá é muito importante no Bahrein. Se alguém lhe oferecer uma chávena durante a sua reunião, aceite-a sempre. Recusar é considerado desrespeitoso e um sinal de desconfiança em relação ao seu anfitrião.

7. Não vá direto aos negócios… no BrasilnÉ boa ideia fazer conversa no início de uma reunião no Brasil, uma vez que ir direto aos negócios pode ser considerado agressivo. Pergunte ao seu anfitrião sobre o bem-estar da família, ou converse sobre as últimas notícias ou resultados desportivos.

8. Não assobie dentro de portas… na BielorrússianTenha atenção à sua linguagem corporal durante reuniões na Bielorrússia e evite sentar-se com as pernas afastadas ou abanar o punho, uma vez que ambos podem ser ofensivos. E evite a vontade de assobiar no interior de qualquer edifício uma vez que dá azar.

Que costumes de protocolo internacional não abordámos? Já deu algum passo em falso durante uma reunião internacional? Deixe o seu comentário

Fotografia Bandeiras à frente da sede das NU por USAID no Flickr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + 14 =