SWORD Health fecha financiamento de 8 milhões de dólares

Startup portuguesa recebe financiamento
Imagem de Laura Artal por Pixabay

A SWORD Health, startup tecnológica portuguesa que criou o primeiro sistema de fisioterapia digital que alia Inteligência Artificial a equipas clínicas humanas, fechou um financiamento no montante de 8 milhões de dólares. A ronda de investimento, liderada pela Khosla Ventures e apoiada por outros business angels, vai permitir à startup portuguesa reforçar a sua expansão nos Estados Unidos, desenvolver as capacidades de engenharia do seu produto e investir na sua validação clínica.

O objetivo da empresa é desenvolver as capacidades de engenharia do seu produto e investir na sua validação clínica, que provou recentemente que o programa da SWORD é mais eficaz na recuperação dos pacientes do que a fisioterapia convencional. O investimento vai permitir também colocar o Terapeuta Digital em casa de cada vez mais pacientes.

O Terapeuta Digital de Inteligência Artificial é uma tecnologia desenvolvida pela SWORD que leva a fisioterapia a casa dos pacientes, tornando-a mais conveniente e fácil de usar. Paralelamente, uma equipa clínica composta por fisioterapeutas e médicos prescreve, avalia, valida e supervisiona de forma remota todo o programa terapêutico.

A abordagem da SWORD permite reduzir a dor e incapacidade associadas às patologias musculoesqueléticas, que afetam uma em cada três pessoas no mundo e mais de metade da população americana, diminuindo assim os gastos com cirurgias e medicamentos. Estas doenças têm um custo anual de 190 mil milhões de dólares só no mercado norte-americano.

A SWORD Health já está a trabalhar com algumas das maiores seguradoras dos Estados Unidos para tratar e prevenir as doenças musculoesqueléticas. O objetivo final é reduzir para metade os custos com estas patologias nos Estados Unidos, fornecendo ao mesmo tempo uma terapia com maior qualidade e conforto aos pacientes.

Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health afirma que “Já provámos que conseguimos tornar possível o impossível ao desenvolver uma nova tecnologia totalmente impensável. Com esta ronda queremos passar do possível para o inevitável. As doenças musculosqueléticas estão a provocar e a aumentar o absentismo laboral, a promover o consumo de opioides e a abrir caminho para cirurgias evitáveis. Estamos a construir os próximos 50 anos da fisioterapia mundial e a redefinir os cuidados de saúde para estas patologias”.

Vinod Khosla, fundador da Khosla Ventures, salienta que “os cuidados com as Doenças Musculoesqueléticas praticamente não evoluíram nos últimos 50 anos e, no entanto, esta é uma das áreas mais dispendiosas do sector da saúde. A SWORD pode inovar e causar disrupção na fisioterapia com a sua abordagem tecnológica que permite uma prestação exponencialmente mais eficaz de cuidados de saúde tanto para os pacientes como para os prestadores de serviços”.

Esta nova ronda de investimento surge depois de a SWORD Health ter fechado, em abril de 2018, um investimento seed no montante de 4,6 milhões de dólares, liderado por capitais de risco e investidores individuais europeus. Desde a sua fundação, em 2015, a SWORD Health já obteve um financiamento total de 15 milhões de dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight − 4 =