Chris Guillebeau nunca teve ‘um emprego a sério’ nem ganhou um ordenado fixo. Porém, conhece bem a tendência que hoje existe para que muitos trabalhadores se sintam num beco sem saída feito de trabalho, trabalho, trabalho, contas apertadas, noites mal dormidas e falta de tempo. Neste livro, defende que uma vida diferente é possível, e não é preciso um grande investimento para o conseguir.
Guillebeau encontrou os denominadores comuns nas experiências de cerca de 1500 casos de pessoas que abriram empresas, com informação recolhida através de inquéritos, perguntas individuais e centenas de e-mail, telefonemas, videoconferências e entrevistas presenciais. As conclusões a que chegou foram suficientes para redigir um livro com muitos bons conselhos e conceitos interessantes para quem está a pensar empreender. Eis alguns a investigar e a reter:
- ‘Pergunte sempre a si mesmo: como posso ajudar mais os outros?’
- Há muitos negócios que se podem iniciar sem pedir dinheiro emprestado. O leitor pode abrir uma micro-empresa com 100 euros.
- Encontre o ponto de convergência entre o que adora fazer e o que os outros estão dispostos a pagar.
- Apresente o negócio de uma forma emocional. Ninguém quer saber de características de produto enfadonhas.
- ‘Sirva o peixe sem espinhas’, ou seja descubra o que as pessoas realmente querem e como o proporcionar.
- Com o ‘plano de negócios de uma página’ para pôr mãos à obra rapidamente.
- A preparação da oferta, autopromoção e os lançamentos geram melhores resultados do que a simples disponibilização de um produto sem ‘espectáculo’.
- O primeiro euro é o mais difícil. Consiga a primeira venda logo que possível.
- Usando parcerias e outsourcing pode estar em mais que um lugar ao mesmo tempo.
- Não há nada de errado em preferir um negócio de dimensões reduzidas, se for o que mais lhe convém.
- À medida que for progredindo, o negócio só pode melhorar.
Bastante fácil de ler, $tartup está repleto de exemplos de pequenos empreendimentos que mudaram para melhor a vida dos seus fundadores. Se ao ler esta obra lhe parecer que a realidade está a ser apresentada através de um olhar demasiado optimista, em que tudo parece um pouco fácil demais, não se admire. Afinal, o livro está focado nos casos sucesso. Aproveite e desfrute de uma leitura inspiradora que vai motivá-lo a encarar todas as possibilidades que a vida lhe oferece.
(*)Um agradecimento especial ao Ricardo Ribeiro por ter emprestado o livro para review ao Empreendedor.com.