5 conselhos para poupar água na sua empresa

Foto de Austin Kehmeier en Unsplash

É importante que as empresas reduzam os custos gerais, não só para maximizar o lucro mas, também para que isso se traduza numa trajetória positiva para a organização. A redução do valor da conta de água é uma dessas razões que contribuem para a poupança de dinheiro, além de criar uma série de hábitos que, se forem aplicados e seguidos dentro e fora da empresa, são relevantes também para a proteção do meio ambiente. Por estes motivos, e muitos outros, a Selectra em parceria com a Revista do Empreendedor, mostra-lhe 5 dicas para poder poupar nas contas da água no seu negócio.

Detetar quais são os pontos de consumo de água mais importantes na sua empresa

Antes de tudo, o mais importante é saber quais são as fontes de consumo mais importantes na sua empresa, como casas de banho, cozinhas ou sistemas de refrigeração, para saber onde pode poupar e onde aplicar as medidas correspondentes. Nesse caso, não levaremos em consideração a água consumida pelos trabalhadores para beber, pois é um elemento necessário para o seu bem-estar. Este ponto é importante, pois convém saber os erros que se cometem principalmente na casa de banho.

Fazer uma revisão às instalações da empresa

Como empresário, deve verificar se as suas instalações estão em boas condições para evitar fugas, infiltração ou evaporação de água. Muitos destes problemas acontecem frequentemente e são um pouco difíceis de serem detetados, pelo que, deve prestar mais atenção a todas as instalações relacionadas com a água: canalizações, autoclismos…

Controlar a pressão da água e a quantidade que se utiliza em casa caso

Neste sentido, dentro das 5 dicas para poupar nas contas de água na sua empresa, podemos destacar a redução da pressão da água emitida pelos diferentes elementos da empresa e limitar o tempo que permanecem abertos, como é o caso das torneiras ou dos autoclismos. Aqui pode recorrer a torneiras com sensores que apenas são acionados quando há movimento, ou autoclismos que incluem um sistema de interrupção de descarga, entre outros.

Reduza o consumo de ar condicionado

Utilize o ar condicionado apenas quando necessário e tendo em conta que a temperatura ideal é entre 24 e 26ºC. Desta forma, vai poupar água e ao mesmo tempo nas contas de energia.

Conscientize os seus funcionários sobre a importância da poupança de água

Afinal, são os seus trabalhadores que fazem uso das instalações e que devem estar conscientes da importância de se poupar água, principalmente dando relevância das ações de todos para com o meio ambiente. Uma das formas é o envio campanhas informativas com os efeitos negativos do desperdício de água, colocar cartazes com as boas práticas relacionadas com a redução do consumo de água e enviar informações sobre quais são os procedimentos a seguir em caso de deteção de fugas, torneiras a pingar, e ainda dar-lhes a possibilidade de apresentarem alguma sugestão que complemente estas 5 dicas para reduzir o consumo de água e baixar as contas de água na empresa.

Além disso, é importante que todos tenhamos em mente, que a água é um bem escasso em muitos países, e que devido ao uso excessivo, as próximas gerações podem vir a sofrer com a falta de abastecimento de água. Assim devemos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − 4 =