Mais contratos sem termo, mas produtividade recuou em 2025

O mercado de trabalho em Portugal fechou 2025 com mais contratos sem termo, mas registou uma queda de 1,3% na produtividade, segundo a Randstad.

Forto de wave Break Media Micro em Freepik

As empresas reforçaram a retenção de talento em 2025, com mais 192 mil contratos sem termo, mas a produtividade do trabalho caiu 1,3% pela primeira vez em quatro anos, segundo a Randstad.

A Randstad divulgou a análise trimestral ao mercado de trabalho referente ao quarto trimestre de 2025, baseada em dados do Instituto Nacional de Estatística, que confirma níveis historicamente elevados de emprego e uma aposta clara das empresas na estabilidade contratual. No conjunto do ano, foram celebrados mais 192.100 contratos sem termo, um aumento de 5% face a 2024.

A população empregada atingiu 5.339.500 pessoas, um crescimento homólogo de 3,7%, enquanto a taxa de desemprego se manteve nos 5,8%, menos 0,9 pontos percentuais do que no período homólogo. Apesar deste dinamismo, a produtividade do trabalho recuou 1,3%, refletindo o facto de o crescimento do emprego ter superado a variação do PIB, que se fixou em 1,9%.

O aumento do emprego no final do ano foi sustentado sobretudo pelo setor dos serviços, compensando as quebras registadas na indústria e na agricultura. Em paralelo, o teletrabalho voltou a ganhar expressão, com um aumento trimestral de 9%, abrangendo atualmente 1,13 milhões de profissionais, o equivalente a 21,2% do total de empregados, com maior incidência na Grande Lisboa.

A análise evidencia ainda fragilidades no segmento mais jovem. O grupo etário entre os 16 e os 24 anos foi o único a registar uma redução do emprego no trimestre, com menos 22.700 pessoas empregadas, numa queda de 7%.

Para Isabel Roseiro, diretora de Marketing da Randstad Portugal, os dados revelam um desafio estrutural para 2026. “O aumento dos contratos sem termo mostra o esforço das empresas para reter talento, mas a quebra da produtividade é um sinal de alerta que exige investimento em tecnologia e na qualificação das equipas”, sublinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 2 =