A importância do logótipo para as marcas: como comunicam os seus valores e identidade?

A importância do logótipo para a sua marca
Imagem de PixArc por Pixabay

Todas as marcas têm um logótipo, que tem sido, há alguns anos para cá, alvo de estudo por parte do marketing como sendo um constituinte fulcral de uma marca. Normalmente, é um elemento gráfico que deve identificar instantaneamente uma marca e simbolizar os seus valores essenciais da forma mais memorável possível.

Pode ser um ícone, um emblema, uma palavra ou frase ou uma combinação de todos os tipos de conteúdos, como o nome da empresa com um símbolo ou ilustração. De facto, as marcas de sucesso possuem geralmente um logótipo memorável criado estrategicamente com uma coerência de posicionamento, tom, design, mensagem e história da marca.

Os elementos são compostos por cores, tipo de letra, tipografia ou caligrafia, estilo de ilustração, forma e referência histórica, todos utilizados para comunicar.

marcas de sucesso possuem geralmente um logótipo memorável criado estrategicamente

Componentes do design do logótipo

Como já deve ter lido algures, o design dos logótipos são primariamente importantes para “mostrar ao mundo” a identidade da sua marca. Um bom logo é facilmente reconhecível interpreta um papel importante na psicologia de consumidores e potenciais clientes. Os elementos mais visíveis são:

Cor: talvez o mais visível e reconhecível. Escolher a tonalidade não é uma parte do logótipo por si mas deve estar alinhada com toda a estratégia e comunicação da marca. Para além disso, a cor do logo tem a capacidade de criar sensações psicológicas nas mentes dos consumidores e das consumidoras, que se refletem em emoções.

Tipo de letra: se o nome da empresa está apresentada no logo, escolher o tipo de letra “certo” pode ter um grande impacto na forma como consumidores e consumidoras percecionam o negócio.

Símbolos: as pessoas devem facilmente identificar uma marca apenas por visualizar o seu símbolo e não confundir com outra coisa, uma vez que o logótipo deve ser único.

Os logos influenciam as nossas decisões

Porque o logótipo é importante para uma marca?

Como deve ter reparado, os logótipos estão (verdadeiramente) em todo o lado. Parece até que nos seguem para onde quer que vamos, estando embutidos na nossa cultura e estilo de vida. Os logos influenciam as nossas decisões, comunicam e representam os valores das empresas, estando muitas vezes cheios de significados… Mas qual o seu principal objectivo? Ou, por outras palavras, porque existem?

Está tudo relacionado com identificação. É basicamente isso. As tendências vão e vêm, as ferramentas e técnicas de design evoluem, mas aquela marca específica com um logótipo único nunca vai desaparecer da nossa memória.

Mas, primeiro, existem alguns factores sobre os quais as empresas devem reflectir antes de desenharem o seu logótipo, tais como quais são as marcas concorrentes e como se apresentam, que cores e símbolos são utilizados por elas e como podem diferenciar-se através do logo para que consigam sobressair no mercado?

1) Identificação é rei

Um design de logótipo não necessita de significados escondidos. De facto, o foco deve estar na identificação. Qualquer significado ou associação surgiram com o tempo através da interacção com a marca. Um novo logótipo é uma “casa vazia”, sem significado, ainda que adicionado intencionalmente. Com o passar do tempo, a semiótica será adicionada com o marketing contínuo e as interações que os consumidores e as consumidoras têm com a marca.

Por exemplo, quando alguém vê um logótipo que já tinha visto anteriormente, essa pessoa associa-o imediatamente com as suas memórias, experiências e interações com a marca, estabelecendo um reconhecimento instantâneo da marca. Em suma, um design de logótipo bem desenhado vai ser memorável, ajudando consumidores e consumidoras a lembrarem-se da marca.

Um design de logótipo não necessita de significados escondidos

2) Os logotipos influenciam as nossas decisões

Desde o primeiro dia construímos uma biblioteca visual nas nossas mentes e começamos a associar tipos de letra, formas e cores com emoções e objectos específicos. Apenas por visualizar um logótipo, quer gostemos, quer não, imediatamente fazemos julgamentos, percecionando um negócio, produto ou serviço de uma certa maneira.

De facto, se um certo logo (e respectiva identidade de marca) está relacionado com o tipo de empresa, produto ou serviço de que estamos à procura e desejamos ter algum tipo de relação, vamos interagir proactivamente com a empresa e comprar os seus produtos e serviços.

3) Apresentar uma boa primeira impressão

Com tantas empresas no mundo, uma marca tem apenas algumas oportunidades de impressionar e atrair clientes. Por isso, se o web design de logótipos falhar, todo o processo pode ficar comprometido.

4) Comunicar os valores da marca e significados adicionais

Apesar de o primeiro objectivo dos logótipos ser a identificação da marca, também podem ser utilizados para comunicar mensagens e valores importantes.

5) Posicionar da competição

Logótipos são também uma característica única do negócio (ou, pelo menos, serem percecionados como tal). E isso acontece porque um logótipo com um design de qualidade pode comunicar qualquer coisa, desde o background da empresa, à sua missão.

6) Promover a lealdade à marca

À medida que uma marca cresce, o seu logótipo fica mais familiar para um grande número de pessoas, criando a percepção que a marca é de confiança e aumentando o designado customer lifetime value (LTV), fazendo com que procurem a empresa repetidamente – sendo o logo a primeira coisa na qual pensam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 9 =