Apostar em quem já fracassou

Aprender com os erros é a melhor lição

Muitas vezes os negócios correm mal, mas nem por isso os empreendedores desistem. Isso é “resiliência”, a capacidade de não desistir perante as dificuldades, que caracteriza o espírito empreendedor. Mas que dizer daqueles que falham sucessivamente?

Devemos descartá-los como “losers” ou dar-lhes uma nova oportunidade? Eu acredito que sim. Se tiver de escolher, prefiro ter na minha equipe quem já falhou. Mas antes de  explicar porque eles são melhores, vamos analisar uma questão muito pertinente:

Nada de incrível foi feito sem risco de falhar

Entendido isso gostaria de compartilhar alguns pontos importantes sobre pessoas que falharam, mas continuam na jornada. Possivelmente isso lhe fará perceber diferente e até selecionar melhor sua equipe para empreender.

Mais artifícios para decidir: A vitória é ótima, mas as derrotas geralmente ensinam muito mais. Neste caso, alguém que já falhou no empreendedorismo várias vezes, perdeu batalhas e ganhou, no fim das contas não deu certo, o que ficaram? Lições. E isso na hora de decidir é ótimo!

Grande parte do empreendedorismo são decisões diárias, de aumentar ou não o preço, ceder à concorrência, aceitar um novo jeito de negociar, fazer uma melhoria, correr um risco jurídico, são muitas coisas que precisamos decidir a todo momento. A diferença é: quem falhou tem mais parâmetros para analisar a situação e consequentemente tem mais chances para acertar, ou para evitar alguns erros normais que no passado não evitou.

Procure quem já falhou

Não é de hoje que dou este conselho, se quer alguém bom para empreender com você, procure alguém que já se deu mal. Essa pessoa geralmente tem os atributos que citei e alguns outros. O erro não é contagioso, não é uma marcação de alguém que só vai se dar mal, bem pelo contrário é justamente um critério de seleção bom. Pena que a maioria não entende isso.

Valorize as pessoas que ousaram e falharam, elas podem ser as suas melhores parceiras para empreender. Por fim, lembre-se que a maior parte das coisas que você admira foram construídas por corajosos que cometeram vários erros, e não por cautelosos que ficaram apenas tentando achar um jeito de fazer sem falhar.

Para saber mais veja este vídeo onde eu falo um pouco mais sobre encontrar a melhor maneira de empreender:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 3 =