Ariana Nunes: “Se andamos sempre a falar de dinheiro, é porque ele é importante”

Foto de Renda Maior / Youtube

O canal Renda Maior é um projeto online de empreendedorismo sobre dinheiro no panorama português, iniciado em 2018 por Ariana Nunes no Youtube, expõe a ideia de partilhar a jornada de poupar e investir de uma forma mais direta, mostrando as várias empresas, produtos financeiros e ainda, os livros temáticos que ajudam no desenvolvimento da literacia financeira e no conhecimento dos vários investimentos disponíveis em Portugal.

“Havia um espaço vazio no que tratava a estes temas em Portugal” explica Ariana Nunes. Apesar das questões financeiras fazerem parte das preocupações dos portugueses, Ariana notou a falta de conteúdos informativos sobre o tema. “Ainda hoje, são poucas as pessoas com conhecimento dos vários tipos de investimento que temos acesso no nosso país, de forma a escolher o melhor para si, de acordo com o seu nível de risco”.

No seu canal de vídeo no Youtube, Ariana Nunes revela os desafios e as dificuldades vividas por muitos empreendedores e explica, com a ajuda de convidados, dúvidas relacionadas com a gestão financeira pessoal e de negócios.

Mas não foi fácil começar a gravar vídeos no Youtube. Vencida alguma insegurança inicial, Ariana percebeu de imediato que seria “uma espiral positiva de acontecimentos”. “Ao estudar estes temas, aprendendo e partilhando mais, iria estar a evoluir no meu conhecimento financeiro e poderia ajudar outras pessoas. Com isso, iria ter o retorno através da motivação, para continuar nesta jornada de investir mais e produzir conteúdo em português”.

Rapidamente a procura por parte do público levou o projeto a crescer para lá das redes sociais e levou Ariana Nunes a iniciar um percurso de empreendedorismo com a criação do Curso Património Maior, com o qual pretende ajudar na compreensão total sobre as finanças pessoais com foco de obter rendimentos extra, de forma a aumentar a capacidade de poupança e investimento de cada um.

A decisão de passar do hobbie de “youtuber”, para se envolver num potencial de negócio, surgiu logo após alcançar a monetização dos vídeos no Youtube e o interesse das marcas em estar presente nos vídeos, sem qualquer tipo de interferência na realização do conteúdo. “Assim, poderia fazer parcerias com as empresas em que ia investindo, mostrando em simultâneo o que vou fazendo com o meu dinheiro. Vi que seria um projeto online inovador e com a possibilidade de expansão em vários formatos”, sublinha.

Foto de Renda Maior / Youtube

Atualmente o projeto tem uma nova vertente, além dos cursos, com serviços de Mentoria e Coaching Financeiro, lançados após uma via especialização e certificação, como de Educadora Financeira e Coaching, para prestar um acompanhamento personalizado com o objetivo de obter os melhores resultados financeiros.

“A principal mudança que senti foi o estilo de vida”, diz Ariana, frisando que é um estilo muito parecido com o que o autor Tim Ferriss partilha no seu livro best-seller, “4 Horas por Semana”. “A verdade é que não foi fácil, pois tive que implementar rotinas e mecanismos de produtividade, de forma a ser eficiente com o meu tempo. Um autêntico desafio, no que se trata a batalhar contra a procrastinação de tarefas”.

“Ser empreendedora num estágio inicial é fazermos tudo por nossa conta, abdicando da segurança que nos dá um emprego com um ordenado no final do mês. Poderá ser assustador para alguns mas para mim, é uma realização profissional, onde tenho a liberdade de trabalhar com o que gosto e ainda, quanto mais me dedico, mais retorno eu tenho, não só a nível financeiro, mas também no reconhecimento e utilidade do que faço.” 

Com a revolução digital, surgem oportunidades para novos projetos, sendo o online uma atividade em expansão, principalmente em Portugal. Contudo, sublinha Ariana Nunes, “a expressão e consciência sobre o mundo das finanças e dos investimentos, ainda é reduzida mas é um caminho bastante desafiante a explorar e com muito a fazer no que se trata de dinheiro com os portugueses”. “Afinal, se andamos sempre a falar de dinheiro, é porque ele é importante.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen − ten =