As 10 pedras no caminho do Empreendedor

Conhecer-se é também saber o que nos impede de realizar os nossos objetivos empreendedores. Ter uma ideia e implementá-la são duas coisas completamente diferentes. Todos nós temos forças e fraquezas que nos podem ajudar no caminho, atrasar-nos, ou até mesmo impedir-nos de realizar os nossos objetivos e planos.

Estas são algumas das barreiras que nos impedem de avançar no nosso caminho:

Esperar que algo aconteça

Esta barreira pode referir-se a uma série de coisas, como exemplo, esperar que alguém assuma a responsabilidade ou iniciativa, ou de esperar ganhar o Euromilhões para investir na sua ideia. A realidade é que quanto mais adia, menor é a possibilidade de realizar o seu objetivo. É tentador colocar a responsabilidade das coisas nos outros, mas assumir a responsabilidade é uma componente chave para o sucesso dos projetos.

Não saber o que quer

A sociedade incute em nós pensar na realização dos outros – das suas ideias, aspirações e desafios – e raramente somos encorajados a pensar nas nossas conquistas, forças e fraquezas. Por isso, torna-se difícil identificar o que queremos e estabelecer prioridades na nossa vida.

Pensar que tem que lidar com todo projeto de uma só vez

Pensar no projeto como uma grande tarefa, que não pode ser repartida em pequenas conquistas, dificulta o arranque do mesmo e pode ser desmotivador. As capacidades organizacionais são essenciais para o sucesso, por isso repartir o projeto em pequenas etapas é sempre uma boa opção.

Dificuldade em estabelecer objetivos

Muitos de nós vivemos só para o dia-a-dia e resistimos a estabelecer objetivos. Definir metas é crucial para uma implementação efetiva dos projetos. Estudos apontam que 90% das pessoas que estabelecem objetivos conseguiram concretizá-los. A melhor maneira de definir os seus objetivos é estruturá-los a partir da sua vocação.

Medo de falhar

Muitos de nós desenvolvemos a falsa crença que temos que ser perfeitos e que o fracasso é uma coisa má. Na verdade, nós aprendemos melhor com os erros que cometemos. O fracasso pode ensinar-nos coisas valiosas.

Comparar-se com os outros

Vivemos na crença de que os outros são mais inteligentes, mais bem formados, com mais recursos, com mais rede de suporte, ou com uma ideia melhor que a nossa. Esse processo de comparação constante pode diminuir o nosso sentido de autoestima e ter uma influência negativa no desenvolvimento do nosso projeto.

Não envolver nem influenciar outros para colaborar no seu projeto

Alguns projetos, em particular os de grande escala, necessitam de assistência, suporte e cooperação dos outros. A não envolvência das principais partes interessadas (stakeholders) desde a fase inicial do projeto pode ser uma barreira à sua continuidade do projeto.

Dificuldade em estabelecer prioridades e na gestão do tempo

Muitas vezes dizemos ou ouvimos dizer: ‘surgiu uma coisa’, ‘as coisas acumulam-se’, ‘ estou cheio(a) de trabalho’, ou ‘não sei para onde hei de me virar’. São frases que servem de desculpa para não avançarmos nos nossos projetos. É fundamental priorizar o nosso tempo para a concretização dos nossos planos. Caso contrário, a vida ‘ultrapassa-nos’.

Não ter as competências necessárias

A nossa falta de confiança muitas vezes remete-nos ao facto de não acreditarmos que temos as competências necessárias para concretizar o projeto. Uma boa avaliação das nossas forças e fraquezas – procurando potenciar as nossas forças e minimizar as nossas fraquezas através de outros recursos ou formação pessoal – é essencial para iniciarmos o nosso caminho empreendedor.

Ausência de força de vontade

Ter a coragem e força de vontade para concretizar os nossos objetivos empreendedores, nem sempre é fácil, particularmente se temos obstáculos no caminho. Desenvolver a força de vontade é manter a disciplina e lidar com os nossos medos.

E, agora, que se conhecem as principais ‘pedras’ no caminho do empreendedor, pergunte-se ‘o que me impede de realizar hoje os meus objetivos?’ E, então, pegue nas suas ‘pedras’ e construa o seu castelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

7 − seven =