Avalie os seus concorrentes antes de iniciar um negócio

conhecer os seus concorrentes é fundamental para definir a estratégia do seu negócio.
Foto: Pixabay

Coletar informações sobre a logística de nossos concorrentes em potencial é uma ferramenta importante para identificar a capacidade de realizar diferentes estratégias. É por isso que estudar a concorrência é uma atividade altamente construtiva que, como empreendedores, temos que fazer antes de nos lançarmos no mercado e que nos instruirá positivamente no desenvolvimento de táticas para trabalhar de forma mais eficiente e se destacar entre os competidores.

Uma análise correta da concorrência inclui um exame minucioso de diferentes fatores, como a sua rentabilidade, suas estratégias de marketing, sua curva de crescimento, seus objetivos, seu público-alvo, sua organização empresarial e, sobretudo, um estudo meticuloso sobre os produtos e serviços que eles oferecem. Esta última avaliação pode ajudar a estabelecer as características que irão tornar o seu produto ou serviço único.

É importante focar os pontos fortes e fracos dos nossos concorrentes mais diretos.

Ao definir uma estratégia de mercado, é importante focar tanto os pontos fortes quanto os fracos dos nossos concorrentes mais diretos. O que eles fazem bem? O que eles fazem de maneira errada? Qual é a principal razão pela qual os clientes consomem este produto/serviço? Qual o principal motivo de insatisfação entre os clientes?

Uma maneira de responder a essas perguntas é visitar os fóruns relacionados às estas empresas ou conferir sua atividade nas redes sociais. Outra maneira mais direta é colocar-nos no lugar de um cliente potencial e, pensando como tal, avaliar objetivamente os produtos ou serviços que eles oferecem. Isso nos permitirá experimentar em primeira pessoa quais são as características mais desejáveis do ponto de vista dos clientes e quais são as necessidades que não são cobertas.

Mostre que é único!

Uma receita quase infalível para o sucesso ao iniciar um novo negócio em um nicho altamente competitivo é focar o marketing de tal forma que garanta que somos o único — ou pelo menos o primeiro — a atender a uma nova necessidade dos consumidores.

Desta forma, a primeira estratégia comercial a ser tomada será dirigir a publicidade inicial para enfatizar a falta de um determinado serviço ou característica no mercado para gerar essa necessidade no público e aumentar sua demanda, e então enfatizar que somos os primeiros ter essa ideia e os únicos capazes de satisfazer essa demanda imediatamente.

Identifique um serviço ou característica em falta no mercado e enfatize que é o único a satisfazer essa demanda.

As empresas bem-sucedidas, líderes em seus respectivos segmentos de mercado, prosperaram graças à oferta de pelo menos um recurso que os distingue da concorrência mesmo em nichos populares. A StarOfService, por exemplo, uma startup francesa em rápido crescimento, foi inspirada por uma plataforma existente que, de acordo com os olhos de seus criadores, orientou sua oferta localmente, sem atingir milhões de usuários potenciais em outras regiões e países. Sua primeira estratégia foi, então, expandir o escopo e atingir esses mercados distantes, ganhando mais potenciais clientes. Hoje, é uma das empresas líderes mundiais no mercado de serviços.

O Airbnb, no entanto, chegou ao mercado quando já havia plataformas como o HomeAway ou o VRBO, ambos já bastante bem sucedidos. Entretanto, seus criadores decidiram oferecer alguns serviços extras em relação aos seus concorrentes: por um lado, eles permitiram que os clientes registrarem suas propriedades gratuitamente, incentivando a participação dos usuários. Por outro lado, eles criaram um sistema de avaliação e verificação muito mais confiável do que os existentes, algo muito importante para quem aluga suas casas a estranhos. Essas duas características, embora aparentemente insignificantes, foram aquelas que catapultaram o Airbnb ao sucesso.

Isso nos ensina que a inovação é fundamental ao iniciar um negócio e, para inovar, devemos saber com certeza as deficiências que existem no nicho que queremos abordar. Para isso, nada melhor do que fazer uma análise da concorrência — uma tarefa que continuaremos a realizar depois de nos lançarmos — para poder sempre manter nossa liderança em termos de originalidade e oferta de serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen − four =