BusinessRail, a iniciativa que combina viagem cultural e de negócios na China

Imagem de Andy Leung por Pixabay

Entre os dias 9 e 20 de outubro, uma comitiva multissectorial participará em visitas empresariais e institucionais na China, com atividades culturais, feiras comerciais, fóruns e congressos em Pequim, Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau.

O BusinessRail Experience é uma iniciativa de viagens que conecta experiências culturais e de negócios através da via-férrea ligando cidades de reconhecido interesse socioeconómico.

O programa do evento desenvolve-se tanto dentro do comboio como nas cidades do trajeto. Dentro da carruagem, os profissionais de diversos sectores económicos fazem apresentações de seus projetos e speed meetings. Em cada etapa da viagem, a comitiva faz visitas empresariais e institucionais e participa de eventos locais.

De entre os participantes da próxima edição, que será realizada na China de 9 a 20 de outubro, a maioria são empresários, mas também fazem parte expositores e palestrantes a caminho dos seminários, congressos, fóruns e feiras incluídos no programa de viagem de 2019.

De acordo com a fundadora e CEO do BusinessRail, Gabriela Faria de Oliveira, promete novas novas edições do Iberian BusinessRail e do China BusinessRail em 2020. “Serão lançadas novas edições como a ‘Central Europe BusinessRail’ fazendo o trajeto em comboio com atividades pelas cidades de Bruxelas, Amsterdão, Berlim, Praga, Bratislava, Budapeste, Liubliana, Veneza e Roma e serão lançados os seminários de networking em outros continentes passando por cidades como São Paulo, Dubai, Cidade da Praia, Bahrain, Beirute, Maputo, Luanda, São Tomé e Bissau”.

“Em 2024 realizaremos uma edição que remonta aos antigos percursos da Rota da Seda, desta vez sobre carris, ligando Pequim à Lisboa em um BusinessRail de vários dias, onde a entrada e saída de empresários permitirá uma constante renovação de contactos e experiências ao longo do caminho”, promete ainda Gabriela Faria de Oliveira.

O BusinessRail é organizado pelo CIC – Centro Internacional de Cultura, pela JEUNE – Organização de Jovens Empresários da União Europeia e pela Federação Sino-PLPE e conta ainda, com a co-organização da AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China e com a CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa.

O programa de 2019 do BusinessRail na China será desenvolvido durante doze dias nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen, Hong Kong e Macau. Em Pequim, os participantes da comitiva farão passeios culturais e realizarão visitas a empresas e instituições, como o China-Portuguese Speaking Countries Cooperation and Development Fund (Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa); CCPIT – China Council for Promotion of International Trade (Conselho da China para Promoção de Comércio Internacional); SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação; e Silk Road Chamber of International Commerce (Câmara de Comércio Internacional da Rota da Seda).

Além disso, a comitiva deste projecto internacional que tem como berço Portugal, será recebida pelo Embaixador de Portugal na China.

Em Xangai, são destacadas as visitas ao Shanghai Hongqiao CBD (Xangai Hongqiao Distrito Central de Negócios); Hongqiao lmport Commodity Exhibition and Trade Center (Exposição de Mercadorias e Centro de Comércio).

Dando continuidade ao programa cultural e profissional do BusinessRail na China, o destaque na cidade de Shenzhen é para a Tecnologia, naquela que é considerada a “Silicon Valley do Oriente”, contando com visitas a empresas de grande porte e impacto a nível internacional como a Huawei.

Além disso, a comitiva participará do Global Young Entrepreneurs Forum, um evento feito sob medida, onde durante todo o dia a comitiva estará em contacto com empresários locais de diversos sectores que fazem parte da Szocra, a Associação de Repatriados Chineses no Exterior e será recebida para um jantar com o Vice-prefeito de Shenzhen, Sr. Zhang Wen.

No trajeto feito em comboio, as atividades continuam até o próximo destino, Hong Kong, onde os membros da comitiva do BusinessRail participam de visitas, seminários e almoço de networking, sendo recebidos pelo InvestHK – Department of the Hong Kong Special Administrative Region Government for foreign direct investment (Departamento do Governo Especial da Região Administrativa de Hong Kong para o Investimento Direto Estrangeiro).

HKTDC – The Hong Kong Trade Development Council (Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong) e PMQ – Hub for Hong Kong’s creative industries (Hub da Indústria Criativa de Hong Kong) serão outros pontos de paragem para a comitiva portuguesa.

De salientar que a comitiva do BusinessRail, além dos participantes iniciais, passa a contar com novos empresários que se unem a cada cidade visitada e participa em Macau, no Congresso Internacional de Direito – VII CID – que abordará o tema “Macau como Centro de Arbitragem entre a Lusofonia e a China”. A Organização é da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa com o Apoio da AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China.

Os empresários interessados em obter informações e realizar as inscrições para participar do programa do China BusinesssRail ´19 os interessados devem aceder em www.businessrailexperience.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × three =