Cascais Acolhe a 3ª Edição do Digital with Purpose Global Summit 2024

Foto de Digital With Purpose Global Summit

O maior encontro digital sustentável do mundo terá lugar no Estoril Congress Center, de 9 a 11 de julho, reunindo 300 líderes globais. Este evento, organizado pela Global Enabling Sustainability Initiative (GsSI), tem como objetivo acelerar a adoção de inovações digitais que beneficiem a sociedade e contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030.

Este ano, a cimeira introduz o tema das Finanças Sustentáveis, complementando as áreas já estabelecidas de Biodiversidade, Educação e Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Entre os oradores confirmados estão Helena de Freitas (Cátedra UNESCO), Veerle Vandeweerd (co-fundadora da COVIDEA) e Giorgia Rambelli (Diretora da Missão de Transições Urbanas da Missão Inovação do Pacto Global de Autarcas para o Clima e Energia – GCoM).

O evento incluirá uma série de atividades, como mesas-redondas, workshops e sessões de diálogo noturno abertas ao público. Serão discutidos temas como o papel do digital na gestão da água, questões éticas relacionadas com a rápida evolução da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e o potencial dos jogos como ferramenta educativa.

A missão do Digital with Purpose Global Summit 2024 é catalisar mudanças através da inspiração à ação e da formação de parcerias que transcendam indústrias e fronteiras. Os compromissos para a cimeira de 2024 são:

  1. Fomentar a Sustentabilidade: Alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para criar um ecossistema equilibrado onde a tecnologia respeite e melhore o mundo natural;
  2. Acelerar a Inovação Digital: Promovendo soluções inovadoras que enfrentem os desafios urgentes da atualidade;
  3. Cultivar a Colaboração: Unindo governos, empresas, ONGs e cidadãos numa busca partilhada por soluções digitais que beneficiem toda a sociedade;
  4. Promover a Inclusividade: Construindo uma plataforma que acolhe vozes diversas, encoraja a participação ativa e valoriza cada contribuição para um mundo sustentável.

A edição de 2024 terá um forte enfoque na conservação da biodiversidade através do seu programa Biodiversity Futures. O manifesto “Digital Ways for Biodiversity Conservation” resultante da cimeira de 2023 será novamente um ponto de partida para discussões sobre a aceleração do papel das tecnologias digitais na proteção e conhecimento da biodiversidade.

O programa Education Track focará no uso do digital como facilitador para a melhoria do sistema educativo. Serão realizadas discussões plenárias, mesas-redondas e workshops com representantes do setor privado, governos, organizações internacionais, educadores, estudantes e empreendedores tecnológicos.

Com mais de metade da população mundial a residir em cidades, a cimeira abordará como acelerar a implementação de tecnologias inovadoras, políticas, instrumentos financeiros e modelos de negócios para uma transição urbana sustentável e resiliente.

A agenda das Finanças Sustentáveis cobrirá três principais áreas: o Acordo Verde Europeu, produtos financeiros sustentáveis como ações e empréstimos verdes, e histórias de sucesso na transição para uma economia sustentável e neutra em carbono até 2050.

os interessados podem participar na discussão sobre finanças sustentáveis, biodiversidade, educação e cidades inteligentes, inscrevendo-se no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − eight =