CliMate Vence Primeira Edição do Step Up com Prémio de 30 mil Euros

Na foto: Equipa vencedora do prémio do Instituto Rodrigo Guimarães (Foto de Telmo Miller)

O Instituto Rodrigo Guimarães atribuiu o prémio Explorer ao vencedor da primeira edição do programa de empreendedorismo “Step Up to Start Up“. A equipa vencedora, CliMate, recebeu um prémio no valor de 30 mil euros pela sua inovadora aplicação que visa aumentar a participação ativa da população em ações climáticas.

No evento final, o “Last Step”, inspirado no formato do “Shark Tank”, as cinco equipas finalistas apresentaram os seus projetos a um júri de alto nível composto por Elizabeth Rothfield, Guy Villax, Nadim Habib, Ricardo Kendall e Sara do Ó. Os projetos apresentados incluíram a CliMate, Strandstyle (tecido feito de cabelo), Blindless (óculos para invisuais que detetam obstáculos), Ecodate (gestão de frigoríficos industriais) e Bicyclean (bicicleta que limpa ruas enquanto se pedala).

“A qualidade das equipas foi inspiradora, demonstrando uma geração ativa e criativa. O grande vencedor está de parabéns, pois destacou-se entre estes grupos fabulosos”, salientou Elizabeth Rothfield, CEO da Explorer e membro do júri. Também Rita Silveira Botelho, diretora do Instituto Rodrigo Guimarães, afirmou que “Foi uma viagem incrível onde os jovens trouxeram ideias inovadoras e procuraram resolver problemas concretos.”

Rodrigo Guimarães Júnior, presidente do Instituto, acrescentou que “Desde o início, acreditámos no potencial dos jovens participantes e fornecemos uma plataforma onde podem apresentar as suas ideias e levá-las ao próximo nível. Estamos encantados com a qualidade e o entusiasmo demonstrados por eles.”

Este programa piloto ofereceu uma verdadeira incubadora de ideias inovadoras, permitindo aos jovens participantes transformar os seus projetos em realidade. Com a participação de jovens de várias regiões de Portugal, a iniciativa promoveu o networking através de uma plataforma online, acessível a todos, independentemente da sua localização geográfica.

Além do “Step Up to Start Up”, o Instituto Rodrigo Guimarães, fundado em julho de 2022, dedica-se a promover uma educação de qualidade e apoiar jovens com menos recursos financeiros. Nos próximos dez anos, planeia investir cinco milhões de euros em programas que incluem apoio a estudantes pré-universitários, bolsas de estudo universitárias e iniciativas empreendedoras como o “Mais Horizontes”, que integra o “Step Up to Start Up”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 − 7 =