CML lança programa de aceleração para o Comércio

As candidaturas para programa de aceleração de projetos de comércio em Lisboa estão abertas até 31 de maio, o programa de aceleração Academia De Comércio de Lisboa destina-se a pessoas que queiram iniciar um negócio de comércio, ou já tenham aberto, há menos de um ano, um estabelecimento deste tipo em Lisboa.

O objetivo da Academia de Comércio de Lisboa é apoiar ideias de negócio inovadoras, para dinamizar o comércio em Lisboa. O programa de aceleração que arranca no princípio de junho, vai permitir aos participantes trabalhar as novas tendências do comércio, explorando e aplicando conceitos inovadores de retalho, e desenvolver competências de gestão de negócio.

Para o programa de aceleração vão ser selecionados 20 projetos, valorizando-se aqueles que além de comércio de rua, também ambicionem entrar no mercado online. O programa, que vai decorrer em 20 dias intercalados, entre 6 de junho e 13 de julho, vai acompanhar a conceção e desenvolvimento destes negócios. As candidaturas devem ser feitas até 31 de maio, no site da Academia de Comércio de Lisboa.

A Academia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvida em parceria com a SBI Consulting e a Startup Lisboa, e visa ‘trazer o futuro ao comércio de Lisboa’. Uma estratégia que a Academia define em três eixos de ação: numa primeira fase ‘ajudar a integrar os novos negócios na malha de comércio de Lisboa, ajudando ao intercâmbio de experiências entre os novos e os antigos comerciantes, para que se possam ajudar mutuamente’.

No segundo eixo, a Academia de Comércio de Lisboa vai focar-se nos comerciantes do Beato, para os preparar para o impacto do novo Hub Criativo de Lisboa. ‘Com uma lógica de respeito pelo conhecimento e saber fazer das pessoas que já têm negócios instalados nesta zona, a Academia de Comércio vai ajudar os proprietários a desenvolverem-se como empresários, otimizando os seus espaços de loja e trabalhando a viabilidade do seu modelo de negócio’.

O terceiro eixo de ação da Academia de Comércio de Lisboa consiste num ciclo de workshops para os comerciantes das Lojas com História, ‘com o objetivo otimizar os investimentos no âmbito do fundo municipal existente para o efeito’.

O Programa de Aceleração foi uma iniciativa de Marta Miraldes, Managing Partner da SBI Consulting quando, ao caminhar pela baixa de Lisboa, notou que as pessoas e lojas tradicionais que no passado eram referência no comércio lisboeta, acabavam por não conseguirem acompanhar os desafios do comércio de hoje. ‘Por outro lado, havia um outro grupo de pessoas com know-how sobre o futuro do retalho e com ideias inovadoras, mas que não conheciam as especificidades deste tipo de comércio de rua’, refere Marta.

Familiarizada com o comércio da baixa, por ter crescido numa casa de comerciantes, Marta Miraldes percebeu que ‘era imperativo juntar estes dois grupos de pessoas para desenvolver a competitividade e a sustentabilidade do comércio em Lisboa’ e em 2015, concretizou o projeto piloto, com os comerciantes do Castelo de S. Jorge, que validou este programa de aceleração que agora se inicia.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorReferencial 70:20:10
Próximo artigoAs 4 principais maneiras para buscar inspiração empreendedora
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + 14 =