Como Criar um Homeoffice Prático e Confortável?

Foto de Paige Cody em Unsplash

O sonho de muitos de nós concretizou-se, só não se esperava que fosse motivado por uma pandemia. Se os freelancers já estão habituados a fazer da sua casa o local de trabalho, para os milhares de trabalhadores que, devido ao confinamento obrigatório, foram atirados para o teletrabalho esta é uma experiência nova. Manter a organização e a produtividade podem ser tarefas difíceis nesta altura, mas não impossíveis. Com calma e muita organização é possível criar um Homeoffice que em nada ficará a perder para o seu local de trabalho habitual, mantendo a sanidade de permeio

Fique connosco, enquanto lhe servimos algumas dicas sobre a forma de criar um Homeoffice prático e confortável:

1 – Escolha um espaço calmo e confortável

Antes do recheio propriamente dito, a escolha do lugar onde montar o seu escritório reveste-se de importância primordial. As opções são muitas e variam de acordo com a disponibilidade que a sua casa apresenta. Um quarto vazio, um espaço da sala que possa ser reservado ou até um local no jardim podem ser belas estações de trabalho. É recomendável que se cinja a um único espaço, pois isso vai permitir-lhe isolar o trabalho de todas as distrações de sua casa. No fundo, escolha um local tranquilo e o mais afastado possível do barulho.

2 – Mobiliário ergonómico

Com o espaço escolhido, é altura de rechearmos o espaço. Como vai passar uma grande parte do seu dia sentado é importante que quando escolher o mobiliário do seu homeoffice o faça com uma palavra sempre em mente: ergonomia. Esta palavra ganha especial relevo no caso das cadeiras. Dê descanso às suas costas ao optar por cadeiras de rodinhas com apoios de costas e braços. Ajuste a cadeira para uma altura que permita que os seus pés estejam sempre apoiados firmemente no chão ou num descanso para pés, posicione o seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de teclar e coloque o monitor de maneira a que seus olhos consigam ver todo ecrã sem movimentos bruscos da cabeça.

Escolha móveis de tamanho suficiente para albergar o seu material de trabalho, de preferência encostados a uma parede, de modo a evitar deixar tudo em cima da mesa ou em locais inapropriados. No caso da mesa de trabalho, os especialistas recomendam que esta tenha 80 cm de altura, entre 50 a 80 cm de profundidade e outros tantos de largura.

Para além de mesa e cadeira, vai precisar de equipar o espaço com uma ou mais estantes de várias prateleiras. Caso as cadeiras estejam velhas ou as mesas ocupadas, não precisa de sair de casa. Assumindo uma posição de vanguarda nesta crise, o online vem em seu auxílio com lojas como a Loja Viva Online a disponibilizarem uma vasta gama de produtos de mobiliário com entrega ao domicílio no espaço de apenas 24 horas.

Foto de Norbert Levajsics em Unsplash

3 – Boa iluminação

A luz natural é fundamental. Procure colocar a sua mesa de trabalho junto a uma janela, deste modo estará a poupar os seus olhos. No caso de tal se revelar difícil, opte por lâmpadas LED e candeeiros pendentes. Em termos de intensidade de luz, os especialistas aconselham a utilização de luz branca morna à volta de 3000 k.

4 – Dispositivos eletrónicos

Chegou a altura de perceber se o seu computador pessoal tem a capacidade para dar vazão ao seu trabalho de todos os dias. Se não o utilizava habitualmente para este fim e as chamadas via Zoom ou Skype são o fim da linha, procure nas lojas online da especialidade um PC mais adequado e aproveite, caso não possua uma, para lhe juntar uma impressora, verá que lhe vai dar muito jeito. Não se preocupe com o quebrar do confinamento, lojas como a Worten ou a Rádio Popular entregam estes artigos ao domicílio.

5 – Plantas

Para além de trazerem vida e cor ao seu homeoffice, as plantas naturais trazem um sabor da natureza até ao seu espaço de trabalho, ajudam a purificar o ar e não lhe retiram a concentração. Horto do Campo Grande, Planfor ou Planeta Huerto são algumas das empresas com loja online e entrega ao domicílio que o podem ajudar neste caso particular.

6 – Cortinas

Multifuncionais, as cortinas regulam da entrada de luz natural e sensação térmica do seu local de trabalho “caseiro” podendo, em função da sua cor e design, serem preciosas ajudas na concretização de uma decoração mais “work friendly”.

7 – Personalização: quadros, fotos, etc

No primeiro ponto desta lista, referimos a necessidade de transformar o espaço que escolheu como homeoffice e mantê-lo assim todos os dias sem interferências. Uma das formas de o conseguir passa por personalizar o espaço com algo que ache descontraído, mas não demasiado distractivo, ou algo que o emule o ambiente do seu habitual local de trabalho. Memes impressos, fotografias da família (mesmo que esta esteja consigo em casa) ou um quadro podem ser boas soluções.

Foto de Volkan Olmez em Unsplash

8 – Eliminar os fios desnecessários

Computador, rato, telefone, teclado, carregador, auriculares, routers, toda esta infinidade de fios que pululam pelo seu espaço de trabalho causam uma confusão mental que em nada ajudam na concentração. Escolha aparelhos eletrónicos que funcionem via bluetooth, diminua a quantidade de fios, observe se os móveis possuem orifícios propícios para contribuir com essa limpeza visual. Posicione-os de forma a evitar que os fios fiquem no meio do caminho.

9 – Organização: Capas e pastas arquivadoras

Com o passar dos dias, é natural que dossiers, documentos de apoio, fotocópias, post-its vão-se amontoando na sua mesa de trabalho. Capas e pastas arquivadoras, as estantes de que falamos no mobiliário e o valioso caixote do lixo serão os seus melhores amigos na arrumação do seu homeoffice. Separe o que é da casa e o que é do trabalho, não misture documentos, livros ou papéis no geral.

10 – Máquina de café e mini-frigorifico

 Aproveite os momentos de pausa no trabalho, algo essencial, para recordar os bons velhos tempos em que tirava cinco minutos para ir à copa da sua empresa. Traga um pouco dessa lembrança para o seu homeoffice com uma máquina de café ou um mini-frigorifico (sim, aquele que costuma levar para o campismo serve). A cozinha pode estar a uns passos de distância, mas estas pequenas subtilezas ajudam-no a encarar o trabalho com mais disciplina dando, simultaneamente, um cheirinho de normalidade ao seu dia-a-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four + 4 =