Coopérnico apoia Lar dos Professores na produção de energia verde

Foto da Science em HD no Unsplash

A cooperativa de energias renováveis Coopérnico, vai financiar a construção de três centrais fotovoltaicas para autoconsumo nas residências sénior de Lisboa, Porto e Setúbal da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP). Estes sistemas fotovoltaicos para autoconsumo vão permitir à ASSP, uma poupança anual na fatura de energia de 2.800 euros, sem investimento por parte da ASSP. Atualmente são 15 entidades da economia social produtoras de energia renovável, através da Coopérnico.

Com esta nova parceria, a Coopérnico e os seus cooperantes, irão investir um total de 46 mil euros em três centrais fotovoltaicas para autoconsumo, com uma potência instalada de 57 kWp (quilowatt pico). Vão ser produzidos anualmente: 90.902 kWh (quilowatt-hora) de energia verde. Os painéis vão ocupar os telhados de três residências séniores da ASSP para cerca de 130 residentes no seu conjunto.

 “Muitas vezes as  organizações sociais em Portugal não têm, verbas para sustentar um investimento desta dimensão. Como forma de democratizar o acesso à produção e consumo de energia verde, desenvolvemos este modelo onde, sem necessidade de investimento, têm acesso à energia verde, descentralizada e mais barata”, esclarece Nuno Brito Jorge, presidente da direção da Coopérnico. 

Com esta iniciativa as organizações do terceiro setor da economia, podem tornar-se produtores da sua própria energia e ver os seus painéis solares financiados. A Coopérnico conta com quase 2.100 membros que se juntam para financiar a construção de projetos de energia renovável descentralizada.

O valor do investimento é depois devolvido, por parte da entidade promotora, ao longo do tempo aos membros que participaram, segundo os termos do contrato assinado. Com base neste modelo, a Coopérnico já investiu 1.813.000 euros em 32 projetos de energia renovável, a maioria em organizações da economia social (associações, ONGs, IPSS, Misericórdias) por todo o país.

A cooperativa Coopérnico está aberta à participação publica para financiamento dos projetos disponíveis. Além do investimento em projetos de energias renováveis da economia social, a Coopérnico é também, desde 2020, comercializadora de energia elétrica, com um mix energético de origem 100% renovável, e está disponível para todo o território continental português (particulares e empresas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × 2 =