Criar valor a partir da Investigação

O Programa COHiTEC é uma ação de formação destinada a investigadores nacionais que pretendam avaliar o potencial comercial das tecnologias que desenvolveram no âmbito da sua investigação. O programa permite ainda adquirir competências nas áreas do empreendedorismo qualificado e da comercialização de novas tecnologias.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital. Os participantes integram um programa de formação, com a duração de quatro meses, acompanhados por docentes da Porto Business School e da Nova School of Business and Economics. No final da formação, os dois melhores projetos apresentados recebem um investimento de 100 mil euros cada.

Durante o período de formação, os participantes criam conceitos de produto para a tecnologia proposta pelos investigadores e desenvolvem um projeto de negócios. Além dos investigadores, as equipas participantes incluem estudantes de gestão e mentores e são apoiadas por consultores de universidades norte-americanas (North Carolina State, Brown e Rutgers). À componente de desenvolvimento tecnológico junta-se ainda a formação em comercialização de tecnologias, abrangendo temas como Gestão de Equipas, Propriedade Intelectual, Finanças e Desenvolvimento de Negócios.

Até dezembro, o Programa COHiTEC irá percorrer em roadshow as principais universidades e centros de investigação do país, incentivando investigadores a candidatarem-se a esta formação com os seus projetos. As candidaturas estão abertas até 15 de janeiro e devem ser submetidas através do site da COHiTEC. Os finalistas serão conhecidos em fevereiro.

Durante os 12 anos do Programa COHiTEC já participaram mais de 450 investigadores, 230 estudantes de gestão e 100 mentores. Os 151 projetos de negócio apresentados nas sessões de encerramento do programa deram origem a 26 startups, que conseguiram atrair, até à data, um investimento superior a 35 milhões de euros.

‘O desenvolvimento de startups baseadas em conhecimento gerado pela investigação científica enfrenta um conjunto de problemas organizacionais significativamente diferente de outro tipo de startups, normalmente referidas como tecnológicas. A necessidade de elevados investimentos e um longo período de elevada incerteza quanto ao sucesso deste tipo de startups sugere que a redução do risco deva ser uma preocupação desde as fases iniciais de desenvolvimento destas startups. Um dos aspectos centrais do Programa COHiTEC é ajudar os promotores deste tipo de startups a reduzir esse risco na fronteira entre a ideia tecnológica e o conceito de produto que a startup irá explorar’, sublinha Pedro Vilarinho, Diretor do Programa COHiTEC.

A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para promover o aumento da competitividade das empresas portuguesas, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e prática de inovação, e do conhecimento residente no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + 6 =