Desemprego Aumentou em Portugal em Fevereiro

Foto de Drazen Zigic em Freepik

Após análise detalhada dos dados estatísticos mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), do Serviço Público do Emprego Nacional (IEFP) e da Segurança Social, a Randstad divulgou os resultados referentes ao mês de fevereiro de 2024, que indicam um aumento na taxa de desemprego em Portugal.

De acordo com os dados do INE, o desemprego registou um aumento pelo segundo mês consecutivo, atingindo 6,7%. Este aumento foi impulsionado pelo acréscimo da população desempregada, que foi superior ao decréscimo da população empregada. No total, 7.200 pessoas adicionais ficaram desempregadas em fevereiro, contribuindo para esse aumento.

A análise por género revelou que tanto homens como mulheres foram afetados pelo aumento do desemprego, com 6.500 mulheres e 800 homens a entrarem na situação de desemprego. Além disso, houve um aumento significativo do desemprego no grupo etário dos adultos, entre os 25 e os 74 anos, com 11.600 pessoas desempregadas a mais em comparação com o mês anterior.

No entanto, a análise interanual mostrou um aumento no número de profissionais empregados em relação ao ano anterior, representando um crescimento de 1,9%. Apesar disso, a taxa de emprego aumentou apenas 0,3 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os dados do IEFP revelaram uma diminuição nos pedidos de emprego e no número de desempregados registados em fevereiro, o que representa uma mudança significativa após sete meses consecutivos de aumento nessa variável. Esta diminuição foi observada em quase todas as regiões do país, com exceção da Região Metropolitana de Lisboa, onde houve um aumento marginal no desemprego registado.

Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad Portugal, comentou que “A diminuição nos pedidos de emprego em fevereiro é uma novidade importante, após sete meses de aumento contínuo. Isso oferece-nos insights valiosos sobre a dinâmica do mercado de trabalho e as preferências dos profissionais.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 1 =