Dia no Cowork dia de oportunidades

Lisboa foi a cidade escolhida para acolher a edição de 2014 da Coworking European Conference, um evento que pretende analisar o impacto do coworking no empreendedorismo, na inovação e no mercado de trabalho. Não admira. Afinal, Lisboa foi eleita Cidade Empreendedora Europeia 2015 e, um pouco por toda a capital, vão aparecendo estes novos espaços onde é possível trabalhar de forma mais ou menos independente conforme o perfil do empreendedor.

cowork Ideiahub

Na verdade, pode dizer-se que o coworking está na moda, pelo menos junto da camada mais jovem de empreendedores, sobretudo profissionais liberais e trabalhadores que valorizam o espírito independente e ‘nómada’. Segundo a página web da Conferência, desde 2013 surgiram mais de 1.200 espaços de cowork na Europa e, no mundo, o número está quase a dobrar todos os anos, atingindo perto de 2.500 unidades. Mas desengane-se quem pensa em coworking como apenas uma forma de partilha de espaço.

Muito mais que um posto de trabalhonVisivelmente habituada a (bem) receber quem visita o IDEIAhub, Sónia Freches deu-nos as boas-vindas a este ‘hub’ de ideias e talentos, junto à estação do oriente, no Parque das Nações. Com uma vista privilegiada sobre o rio, moderno, minimalista, o espaço abre-se a preto e branco. A cor, explicou-nos, é trazida pelas ideias dos empreendedores que vão enchendo os postos de trabalho, as salas de reuniões e os escritórios de diversas dimensões. Todos com possibilidade de usufruírem de rececionista, segurança, lounge, copa, internet, e acesso privilegiado às outras áreas de negócio do IDEIAhub: o talento e a formação.

ncowork Ideiahub

Mas aqui, mais que um espaço de trabalho confortável, os empreendedores encontram oportunidades. Primeiro, oportunidades de crescimento, visto que o IDEIAhub propõe-se fazer o diagnóstico do perfil do empreendedor para identificar os seus pontos fortes e fracos e, a partir daí, desenhar um programa de desenvolvimento de competências que o conduza mais além. Para que os indivíduos cresçam, mas também cresçam as equipas, as empresas alojadas no cowork podem direcionar este serviço, de forma integrada, a membros ou departamentos. Complementando o diagnóstico e plano de desenvolvimento, o IDEIAhub disponibiliza ainda um conjunto de eventos em áreas como o autoconhecimento, a gestão de projeto, as redes sociais, as vendas, ou a liderança entre muitos outros, inclusive, nalguns casos, permitindo certificação.

Cowork, terra de oportunidadesnPorém, como nos foi dado testemunhar, as oportunidades não ficam por aqui. Ao passar do seu habitual espaço de trabalho para o ambiente de Cowork durante apenas um dia, a equipa do Empreendedor.com travou conhecimento e trocou contactos com pessoas e projetos, realizou uma reunião inesperada e deu início a uma parceria estratégica. Isto, sem contar com a agradável interação e networking com os animados participantes da Coworking European Conference que durante a tarde visitaram o IDEIAhub.

coworking european conference

Globalmente, o dia foi produtivo, e suficientemente diferente para estimular novas ideias. A experiência comprovou o que já suspeitávamos quanto às vantagens de trabalhar em coworking. O espírito de comunidade, a colaboração entre equipas, a partilha de recursos e ideias são fundamentais para todos os negócios. Ainda mais quando o espaço está enquadrado num contexto de oferta de serviços mais vasta, como é o caso do IDEIAhub.

Pontos fortes do IDEIAhub:n

  • Acesso a transportesn
  • Apresentação do espaçon
  • Vista privilegiadan
  • Complementaridade de serviços: coworking; talento; formação.n
  • Disponibilidade e simpatia da organização

    Para mais informações sobre o IDEIAhub clique aqui.

  • DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor escreva o seu comentário!
    Por favor coloque o seu nome aqui

    one × one =