Empreenda sim… mas com cortesia!

A cortesia parece estar, em muitos contextos sociais e profissionais, fora de moda. Haverá quem não tenha ‘tempo’ para pensar nestes princípios e, muito menos, para os praticar; haverá quem não tenha ‘a menor paciência’ para estes temas; e haverá quem ache que, simplesmente, estes valores não têm qualquer interesse nem lugar numa sociedade digital, em que tudo acontece a uma velocidade estonteante.

Contra ventos e marés, continuo a defender que, enquanto seres sociais, as regras de boa educação e cortesia são o pilar do relacionamento interpessoal e, num universo profissional cada vez mais competitivo, o comportamento pessoal continua a ser um elemento diferenciador e que, muitas vezes, é decisivo.

É nestes pressupostos e com esta convicção que recordo alguns princípios fáceis de seguir, gratuitos, e que, garantidamente produzem grandes dividendos!

1. Seja pontual. O atraso não é sinónimo de nada mais além de falta de respeito e de educação.

2. Cumprimente de forma correta e adequada tanto ao interlocutor, como ao contexto. Aperto de mão firme, contacto visual, palavras de saudação.

3. Disponha de cartões-de-visita atualizados e discretos. Entregue-os no início do encontro, mantenha os que receber sobre a mesa, guardando-os apenas no final da reunião.

4. Em qualquer encontro, garanta que os participantes se conhecem. Se não for apresentado,nautoapresente-se referindo nome e dando uma indicação profissional de relevo naquele contexto que, frequentemente, funciona como um desbloqueador de conversa.

5. Abstenha-se de falar sobre temas polémicos ou desagradáveis, que possam gerar constrangimentos. Igualmente evite denegrir a imagem de terceiros e alimentar coscuvilhices.

6. Prometa apenas o que pode cumprir. Mantenha a palavra dada.

7. Sobretudo durante encontros de cariz profissional, mantenha o telefone em silêncio e não caia na tentação de o utilizar (exceto em situações realmente necessárias) na presença do seu interlocutor, ou de o consultar a cada três minutos. Afinal, o que estaria a fazer seria preterir a pessoa com quem está.

8. Promova contactos por genuíno interesse pelo outro, e não apenas quando precisa de algo.

9. Utilize as redes sociais para revelar o seu melhor, mas não caia na tentação do permanente autoelogio. A simplicidade continua a ser um valor apreciado por muitos.

10. Responda a contactos, mensagens, emails dentro de prazos razoáveis. Recorde que a expectativa de rapidez na resposta é uma inevitabilidade no universo digital.

11. Os convites que recebe devem ser respondidos, pois estará a demonstrar respeito por quem o convida.

12. Vista-se adequadamente e em sintonia com o contexto. Caso queira sobressair, não o faça pelas piores razões. A sua imagem conta, e muito.

13. Defina ou redefina os seus objetivos e persiga-os, focando-se.

14. Após um encontro profissional, reunião ou refeição de trabalho, agradeça. Acredite, esse gesto marca a diferença.

Felizes empreendimentos e grandes realizações pessoais e profissionais em 2017!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − 5 =