Empreendedoras Portuguesas Participam em Programa para Transformar o Setor Agroalimentar

Foto: EWA/EIT Food

Está prestes a terminar o prazo de candidaturas ao programa de mentoria “Empowering Women in Agrifood” (EWA), organizado pela EIT Food. O programa, no âmbito da Comissão Europeia, destina-se a capacitar as empreendedoras portuguesas na indústria agroalimentar. O principal objetivo desta edição é aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança no setor agroalimentar, com prémios entre 5 e 10 mil euros para os projetos mais inovadores.

As participantes portuguesas juntar-se-ão a empreendedoras de mais 10 países, todas unidas pelo compromisso com a sustentabilidade alimentar. O programa EWA oferece financiamento para projetos, mentoria personalizada com especialistas da indústria e promove uma maior presença feminina em posições de liderança.

“A criatividade e o potencial empresarial das mulheres são uma fonte de crescimento económico subexplorada. O EWA não é apenas um programa de financiamento, é um programa de mudança. Queremos inverter a representação das mulheres no tecido empresarial agroalimentar”, afirma Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, parceiro do programa. “Acreditamos que, ao investir no potencial destas empreendedoras, podemos desbloquear soluções criativas e sustentáveis para os desafios enfrentados pela nossa cadeia alimentar.”

As empresárias representam apenas um terço dos trabalhadores independentes na União Europeia (UE). Esta situação é ainda mais desfavorável nas zonas rurais e nas empresas agroalimentares, onde, em 2016, apenas 28% dos cargos de topo nas explorações agrícolas e pecuárias da UE eram ocupados por mulheres, segundo dados do Serviço Europeu de Estatística.

O programa EWA abrange temas essenciais para o sucesso empresarial na indústria agroalimentar, como o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis, estratégias de comercialização e branding, acesso a financiamento e captação de recursos, entrada no mercado e expansão internacional. Durante seis meses, as beneficiárias terão acesso a uma rede diversificada de mentores experientes e parceiros estratégicos, culminando na oportunidade de ganhar prémios monetários significativos.

Depois do sucesso das edições anteriores, o EIT Food lançou o programa em 11 países: Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Itália, Espanha, Portugal e Turquia. O programa decorrerá de junho a novembro e é gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + nineteen =