Empreendedorismo com Propósito: Uma meta para todos os negócios

Qual o verdadeiro propósito do seu negócio?
Imagem de 41330 por Pixabay

Ter uma ideia inovadora, colocá-la em prática, gerar lucro e ainda promover impacto positivo na sociedade. Parece a fórmula ideal para quem quer ter um empreendimento de sucesso. Mas será que todos os empreendedores pensam da mesma maneira? Embora não haja um consenso ou resposta única sobre o conceito de sucesso, pesquisas indicam que a maioria concorda que, para empreender, é preciso ter um propósito.

Nos últimos anos, empreendedorismo com propósito tem alcançado grande destaque e, consequentemente, conquistado seu espaço no mundo dos negócios. Uma nova geração de empreendedores está a realizar tanto os seus propósitos pessoais quanto a contribuir com a solução de desafios da sociedade, criando seus próprios produtos e serviços com visão além do lucro ou aspetos mais tangíveis, como oportunidades de mercado.

De facto, percebe-se o crescente surgimento de novos empreendimentos que vem se mostrando mais inovadores, atraentes, rentáveis e sustentáveis ao contrário das antigas e consolidadas organizações que, mesmo apresentando os pilares missão, visão e valores bem estabelecidos e divulgados, são pressionadas por iniciativas disruptivas, pelo fato de não terem, ou propriamente comunicam o seu propósito, ou seja: a razão pela qual a organização faz o que faz.

Missão é o que sua empresa faz,
Visão é uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo,
Valores guiam a forma como a estratégia e a missão são executadas e
Propósito a razão para existir.

Quando falamos de Propósito nos referimos à razão pela qual algo existe ou é criado. Na prática, ter um propósito bem definido, faz com que a criação e a execução de um plano de negócios seja algo instigante, o que facilita bastante a oferta de valor para o mercado e o alcance de melhores resultados.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Empreender é um grande desafio, e é preciso muito mais do que disposição para fazer um empreendimento dar certo. É preciso ter propósito!

Para descobrir o verdadeiro propósito do seu negócio é essencial colocar questões como:

  • “Qual é a sua causa?”
  • “Porque quer empreender?”
  • “Porque se levanta todas as manhãs?
  • “Qual a sua motivação?”
  • “Porquê transformar a sua ideia num empreendimento?”

Percebem que o “porquê?” é o ponto-chave!? Inclusive ele faz parte da famosa Teoria do Círculo Dourado do escritor e especialista em Liderança Simon Sinek, autor do bestseller “Porquê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. Neste livro, o autor explica como grandes líderes e organizações obtêm influência e sua posição de destaque.

Os que começam com o porquê possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.” – Simon Sinek.

Imagem de Lucas Wendt por Pixabay

Descubra o verdadeiro propósito do seu negócio

A Teoria do Círculo Dourado é uma metodologia altamente eficaz, que vem sendo adotada, por diversos empreendedores que querem se diferenciar e ter sucesso, por ser uma forma inovadora que conecta as organizações, justifica a sua existência, gera mudança exponencial, integra as pessoas e inspira todo o ecossistema envolvido, direta ou indiretamente.

No papel, a ferramenta toma a forma de três círculos, um dentro do outro. O círculo maior significa O QUÊ. O círculo do meio é COMO e o círculo central é o PORQUÊ.

Comece pelo Porquê? (Why)

É o propósito do empreendimento, a razão por que a sua organização existe, o objetivo das suas iniciativas, o que move os seus projetos e porque alguém deveria importar-se. É essencial que cada negócio comece pelo porquê da sua existência a fim de elaborar produtos e serviços com os quais as pessoas possam se identificar, e isso é o que vai atrair os olhares dos consumidores. Então, ao responder essa pergunta, o empreendedor consegue pensar no caminho a seguir. Afinal, como diz o ditado para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. 

Siga com o Como? (How)

Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?

São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu plano. Na prática, é o seu plano de ação. É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem e isso será um grande diferencial e irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e sustentável.

Acabe com o O quê? (What)

Quais são seus produtos e serviços ou sua função individual, ou seja, é o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.

Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é de fato tão inspirador e suficientemente capaz de levar à ação um consumidor. Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porquê, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa. O mais importante não é o QUÊ, mas sim o PORQUÊ.

Em conjunto, essa linha de raciocínio empreendedor faz com que o empresário primeiro tenha foco naquilo que ele acredita para definir os seus objetivos com clareza e perceber quais são as atitudes que ele precisa tomar para alcançar o que almeja. Quando identificamos essa razão de existir e conectamos com uma necessidade humana, criamos uma oportunidade de atender uma demanda real e negócios mais sustentáveis e de impacto positivo à humanidade.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Saber que o caminho que trilhamos tem e terá significado é um ponto crucial para que a gente consiga se manter andando.

De facto, num mundo corporativo, cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções que agreguem valores e façam com que elas se tornem mais sólidas perante as mudanças e inovações. O empreendedorismo com propósito contribui para a abertura do fluxo da abundância e da fluidez,  principalmente na operacionalização do negócio, afinal todos nós vivemos pela força dos nossos propósitos, que é a nossa intenção positiva ao realizar uma ação.

É essencial ter em mente, que qualquer comportamento humano atende a um porquê que orienta a nossa trajetória existencial, com base nos nossos talentos, crenças e valores e o impacto que causamos no universo, o nosso legado!

“O sentido da vida é encontrar o seu dom, e o propósito da vida é compartilhá-lo”. – Pablo Picasso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × three =