Empreendedorismo digital: o que é e como começar

Imagem de Freepik

Nos últimos anos, o empreendedorismo digital ganhou força e teve um crescimento surpreendente em todo o mundo. Porém, muitas dúvidas ainda são frequentes sobre o assunto. Sendo assim, preparámos este artigo sobre o que é e como iniciar um negócio online. 

O crescimento dos negócios online deu-se principalmente devido à evolução tecnológica, mas também pela cultura empreendedora e pelo ambiente favorável da última década.

A tendência também foi impulsionada ainda mais no período da pandemia, já que muitos ficaram em casa e viram nos computadores e smartphones uma oportunidade de iniciar um negócio lucrativo.

Muitas pessoas têm-se especializado, para oferecer um serviço de qualidade e expandir os seus negócios. Mas se você é um total iniciante, confira algumas dicas que podem guiá-lo neste momento.

Imagem de studioredcup no Freepik

O que é empreendedorismo digital?

O termo empreendedorismo digital refere-se basicamente à criação, desenvolvimento e gestão de negócios através da Internet. 

Essa maneira de empreender é uma união das técnicas e estratégias de negócios tradicionais com a tecnologia, que possibilita criar e operar negócios no meio digital.

São muitas as formas de empreender de maneira online, podemos citar: as lojas virtuais, serviços de assinatura, cursos online, aplicativos e muito mais.

Também existe a possibilidade de criar um negócio híbrido, que combina a presença online com uma presença física, seja por lojas ou escritórios.

Além disso, existem os empreendedores online que trabalham como associados. Eles divulgam produtos de outras pessoas ou empresas e são comissionados por cada venda feita de maneira online.

Independente de como atuam, boa parte dos empreendimentos online utilizam o marketing digital e o uso de ferramentas apropriadas para atender às necessidades dos clientes de forma inovadora e escalável.

De seguida iremos abordar sobre algumas das principais maneiras de empreender de forma online. Então, continue lendo atentamente este artigo.

Imagem de DCStudio no Freepik

Como iniciar no meio digital?

Para iniciar-se no meio digital é essencial uma pesquisa de mercado; um bom planeamento; estratégias de negócio bem definidas e acima de tudo o conhecimento prévio do novo ramo.

No início pode ser desafiador, mas quando existe preparação e persistência é possível alcançar um crescimento mais rápido e obter resultados mais sólidos. 

Detsa forma, um dos primeiros passos será ter uma ideia de negócio que seja lucrativa e ao mesmo tempo adequada aos interesses do seu público. 

Pesquise as tendências do mercado, descubra as necessidades dos clientes e as lacunas que podem ser preenchidas com seu produto ou serviço.

Depois de ter uma ideia para o seu negócio, será importante criar a sua estrutura online. Pode ser um blog, site, ou loja virtual, entre outras formas de presença digital. No caso de um site ou loja virtual será necessário contratar um domínio e uma hospedagem de sites e depois iniciar a construção e configurações do seu negócio.

Além disso, é importante fazer um plano de negócios detalhado que inclua estratégias de marketing, orçamento, cronograma de atividades e projeções financeiras. 

O plano de negócios ajuda a estabelecer metas e a visualizar o futuro do seu negócio, seja a curto, médio ou longo prazo.

Porém, para que o novo negócio na internet tenha visibilidade, é importante construir uma presença online sólida e investir na sua audiência. Então, possuir um blog, perfis sociais, investir em publicidade, e uma estratégia de marketing digital nas redes sociais são fatores fundamentais. 

Também as ferramentas de Analytics são importantes para entender o comportamento do utilizador e analisar o resultado da sua estratégia de marketing digital.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Tipos de negócios online 

Existem muitos tipos de negócios online que podem ser criados e geridos através de um computador, com conexão com a internet. 

Vejamos alguns dos principais exemplos de negócios online mais populares:

Loja virtual

Uma loja virtual é um tipo de negócio online que vende produtos ou serviços diretamente para os clientes, através de um site organizado por categorias. A mesma pode oferecer produtos físicos, digitais ou serviços.

Marketplace

Marketplace é uma plataforma online que conecta compradores e vendedores no mesmo ambiente. Esse tipo de negócio pode ser especializado num nicho específico, como moda, arte, utensílios para o lar, tecnologia ou outros.

Blog

Ter um blog atualmente é uma maneira lucrativa de partilhar conhecimentos e manter uma presença digital. Um blog é um site que publica conteúdo regularmente sobre tópicos específicos. O melhor disso é que ele pode gerar receita, através de publicidade, patrocínios ou venda de produtos.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um modelo de negócio onde o afiliado não necessita possuir stock de produtos. Ou seja, esse empreendedor promove produtos de terceiros através do seu link e cada vez que uma venda é realizada, ele recebe uma comissão.

Cursos online

Muitos profissionais optam por desenvolver e disponibilizar cursos online. Os cursos online podem ser vendidos individualmente ou então como parte de uma plataforma de ensino à distância.

Estas são algumas das possibilidades de negócios online que podem ser criados a partir do zero. Outras poderão ser encontradas, de acordo com a área de negócio que pretenda desenvolver. No entanto, é importante escolher um modelo de negócios que seja adequado ao Empreendedorismo Digital e às suas habilidades.

1 COMENTÁRIO

  1. Este artigo ajudou-me a entender o que é empreendedorismo digital!

    Continue postando nesta Revista do Empreendedor mais conteúdos assim, estou a acompanhar sempre os artigos.

    Fica aqui registrada a minha gratidão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − thirteen =