Empreender com Paixão

Foto de Puwadon Sang-ngern em Pexels

Nos últimos tempos a forma de empreender mudou, muito por conta de uma pandemia que ninguém estava à espera que surgisse.

Claramente houve pequenos negócios que não aguentaram e fecharam portas, mas, felizmente, muitos se reinventaram para fazer face a toda a mudança repentina.

Muitos saltaram para o digital, mesmo aqueles que achavam ser difícil ou mesmo para quem parecia impossível de acontecer, como por exemplo as consultas e terapias.

Se o fizeram sem medo? Claro que não! Muitos destes empreendedores estavam aterrorizados sem saber se iria resultar ou se acabariam por fechar definitivamente.

No entanto para muitos deles, o “não funcionar” não era sequer uma opção.

A isto chama-se mindset, persistência e resiliência para empreender perante as adversidades.

Foto de Amina Filkins em Pexels

5 pilares de um empreendedor

Quando pensamos em ser empreendedores precisamos de ter 5 características essenciais:

– Paixão

A Paixão por aquilo que fazemos permite-nos abrir horizontes e encontrar estratégias ou ferramentas para podermos seguir, rumo aos nossos objetivos. Além disso é a paixão por aquilo que fazemos que nos conecta aos clientes.

Se também precisamos de saber mais sobre a área que nos apaixona? Claro que sim, mas o conhecimento pode adquirir-se ao longo do tempo, porque na realidade não precisamos saber tudo para fazer dessa paixão a nossa profissão. No entanto, o contrário já não é viável.

Imaginemos que iniciamos um negócio numa área em que até sabemos muito mas que não nos apaixona. A falta de paixão vai ser percebida pelos nossos clientes e não haverá conexão ao ponto de eles quererem continuar a trabalhar connosco.

– Mindset

O mindset é poderosíssimo. É através dele que tudo se rege praticamente. A nossa mente é “o todo-poderoso” e tem um grande impacto no nosso humor, na forma como vemos as coisas e, claro, nos nossos resultados. É importante trabalharmos o nosso mindset para o sucesso.

Foto de Valeria Boltneva no Pexels

– Foco

É necessário termos objetivos e metas bem definidos para sabermos por onde devemos ir, caso contrário vamos andar “à deriva”.

– Persistência

Insistir e persistir é fulcral para que não se desista. A persistência aliada a um peer group (grupo de apoio onde há outros empreendedores que entendem as nossas dores) são essenciais para nos manter no caminho.

– Resiliência

A resiliência é uma característica muito importante, pois é ela que faz com que sejamos capazes de voltar ao estado normal após passarmos por alguma experiência mais desafiante, por exemplo. É a capacidade que temos de enfrentar adversidades, na realidade (e surgem algumas nesta jornada do empreendedorismo).

Foto de Yan Krukov em Pexels

Todas estas características são pilares no empreendedorismo.

Na realidade elas fazem parte do perfil de um empreendedor, sempre que ele tenha Paixão por aquilo que faz. Mesmo que ele não as descubra logo.

Estas cinco características fazem parte de um conjunto de qualidades que menciono com frequência aos meus formandos da Capacitação Profissional em Aromaterapia, como fundamentais a partir do momento em que decidimos empreender.

A Paixão, no entanto, é basilar. Independentemente de qualquer que seja a nossa formação base, a Paixão tem que estar lá. É ela que vai fazer a diferença, é através dela que vamos querer entregar mais e melhor aos nossos clientes e é através dela que os nossos clientes se vão conectar connosco, querer continuar a trabalhar connosco, bem como recomendar os nossos serviços, produtos ou atendimento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + nineteen =