Empreender é uma maratona

Ainda vejo muitos jovens procurando o empreendedorismo com essa principal motivação. E sabe o que acontece? Como em 99% das vezes esse resultado não aparece, acabam se desmotivando e largando não só o negócio, mas principalmente qualquer possibilidade futura de voltar a empreender, justamente no momento em que começaram a aprender alguma coisa sobre isso. Acham que não nasceram para isso, que não são bons o suficiente ou, em algumas vezes, colocam a culpa em diversos fatores externos, como na dificuldade de se empreender no País, na crise, na economia etc.

Entenda de uma vez por todas que não existem super-heróis!

Toda história de sucesso, não só dentro do empreendedorismo, como em qualquer área da vida, foi construída com pelo menos 5 ou 10 anos de muita experimentação. A construção de um negócio é uma maratona e não uma corrida de 100 metros.

Muda o período, o personagem e o local, mas o enredo é sempre o mesmo e não será diferente com você. Muita dificuldade, mudanças durante o caminho, vontade de desistir, alguns bons fracassos, até você começar a aprender sobre o que deve e não deve fazer para chegar mais perto do sucesso. Talvez seja no primeiro negócio, no segundo, ou depois do terceiro, como foi comigo.

Antes de começar um negócio, pergunte-se: ‘Estou disposto a me dedicar para isso nos próximos 10 anos?’ Se a resposta for negativa, procure outra coisa.nE se você não gostar desse caminho o problema será ainda maior. A maior recompensa de um empreendedor não é sucesso final e sim as experiências durante o caminho.

Crie desde o início de seu negócio a cultura para o erro e experimentação, tente coisas novas, pense de forma diferente e principalmente atraia pessoas diferentes para o seu negócio.

A falta de certeza é um fator normal durante a construção de um novo negócio, sinta-se confortável com isso e aprenda com seus erros.

Por mais que pareça clichê ou que novas estratégias, fórmulas e metodologias de desenvolvimento de negócios surjam, o comportamento do empreendedor e sua atitude em relação ao fracasso é o que fará a maior diferença.

Time, perseverança e 10 anos de experimentação, a ‘fórmula de lançamento das startups’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − two =