Está preparado para ser franchisado?

Uma das questões mais frequentes, colocada a quem na área do franchising trabalha, costuma ser: ‘Qual é o franchising que está a dar?’. Por norma, nestas situações procuro dar exemplos de áreas diferentes e coloco as pessoas entre as escolhas de ‘fazer depilações’ ou ‘reparar automóveis’. Porque, no fundo, é disso mesmo que se trata: relativizar as tendências e olhar para os perfis individuais como forma de escolher qual será o próximo projeto de vida.

Todos queremos investir num negócio com sucesso, em algo que sabemos que tem concretas hipóteses de resultar e de potenciar ganhos de rentabilidade crescentes. Mas esquecer o perfil individual de cada um, quando estamos a optar pela criação do nosso próprio posto de trabalho, é um erro que se comete quando se escolhe tendo por base apenas as tendências. Estas, como sabemos, podem ser temporárias, logo não devemos condicionar a seleção de um negócio a tendências, mas é necessário tê-las em conta na análise obrigatória de qualquer candidato a Franchisado. Com efeito, existem negócios com maior rentabilidade a curto prazo e que, com uma correta gestão por parte do Franchisado, terão maiores hipóteses de sucesso. Todas as tendências poderão ser negócios credíveis mas, como todos os negócios, não é por serem tendências que requerem menos empenho de cada Franchisado.

Também os negócios sazonais – eles próprios tendências em determinadas épocas do ano – devem ser pensados tendo em conta a rentabilidade que trarão ao longo do ano. Vender fruta embalada, bolas de Berlim, cestas de picnic, cocktails na rua ou cadeiras de praia são negócios sazonais que devem ser acompanhados de uma estratégia global que traga rentabilidade constante: ‘posso vender mais artigos ou promover mais serviços outras alturas do ano? Posso vender para outros mercados? Posso vender os mesmos produtos e serviços mas noutros locais?’ Todas estas questões devem ser analisadas quando procuramos tendências e a essa análise devemos juntar a adequação do nosso perfil aos vários negócios.

Estou preparado para ser franchisado de uma marca?

É necessário relembrar que ser franchisado não é sinónimo de esperar por resultados só porque vamos representar uma determinada marca, já reconhecida no mercado (apesar da substancial mitigação do risco associado). É sim sinónimo de muito trabalho porque cada Franchisado é, antes de mais, um empreendedor, e por isso alguém que todos os dias deve estar comprometido com o negócio a 200%. Por isso é importante que, antes de tomar qualquer decisão, perceba se tem o perfil empreendedor e a disponibilidade e capacidade de liderança e gestão que lhe estão inerentes. Além disso, integrar uma rede de franchising significa também trabalhar em equipa, em prol da marca, e perceber que o poder de tomar iniciativas nunca pode colidir com os objetivos gerais estabelecidos pelo Franchisador. Além disso, a questão do financiamento disponível para o negócio terá sempre de ser analisada, pela maior ou menor capacidade financeira para avançar com determinado projeto.

Assim, antes de analisar tendências, analise primeiro o seu perfil empreendedor e o seu objetivo de vida. Precisa de preparado para trabalhar muito, em detrimento muitas vezes de remunerações ou planos familiares, e de ter o perfil adequado para gerir um negócio mas, sobretudo, precisa de ter a certeza que o negócio que vai iniciar é este o seu projeto de vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × five =