Estratégias para aumentar as vendas de Pequenas e Médias Empresas

melhorar as vendas das empresas
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Pequenas e médias empresas nascem geralmente de grandes ideias. No entanto, independentemente do tamanho da sua empresa, muitos processos, e estratégias são praticamente os mesmos. Para aumentar vendas de pequenas e médias empresas precisa passar por estas ações.

Toda a empresa tem o mesmo objetivo principal, que é crescer e se firmar, de preferência tornando-se numa grande empresa. Em poucas palavras, o objetivo é fazer com que o negócio dê certo.

Para que isto aconteça, será preciso apostar sério em estratégias vencedoras, que venham alavancar as suas vendas e fazendo com que o seu negócio prospere.

Quando falamos em estratégias, estamos falando também de equipe treinada, equipamentos, sistemas e acessórios adequados e, sobretudo, de um foco nas vendas, fazendo com que o seu negócio seja visto e se destaque em um mercado altamente competitivo, aumentando assim o seu faturamento e lucro.

É o que falaremos neste artigo. Confira.

Imagem de tookapic por Pixabay

Entendendo melhor o que são as PME’s

As PME’s são na verdade pequenas e médias empresas que movimentam negócios com um porte consideravelmente reduzido, mas nem por isso com menos influência mercadológica.

O “porte reduzido” é um termo utilizado quando se relaciona estas empresas com um faturamento igualmente menor, além de levar em conta também o número de funcionários que as mesmas possuem, que também é reduzido quando comparado, por exemplo, à uma grande empresa.

É muito comum que estas pequenas e médias empresas sejam, inicialmente pelo menos, de caráter familiar. O termômetro principal para indicar se sua empresa é pequena ou média é o faturamento.

As PME’s, principalmente a nível Brasil, possuem uma importância relevante, afinal movimentam um mercado, como já dito inclusive, muito competitivo onde pequenos detalhes como o bom atendimento, infraestrutura, etc., podem fazer toda a diferença na hora de conquistar o consumidor.

Como se não bastasse, geram empregos e movimentam a economia com natural relevância. Em geral também, lidam com o consumidor final, apesar de não ser uma regra, ou seja, são lojas, distribuidoras, revendas, etc.

Estratégias fundamentais para Alavancar Vendas das PME’s

Pensar em estratégias que deem certo para aumentar vendas pequenas e médias empresas deve considerar inúmeros detalhes, muitos deles bem particulares, específicos para cada tipo de negócio.

Além deles, existem outros detalhes que, na maioria das vezes, são bem generalizados, ou seja, são aplicáveis para praticamente todo tipo de empresa. Em suma, você precisa viabilizar o seu negócio para conseguir alcançar os seus objetivos e vamos lhe dar algumas dicas importantes para conseguir isso. Acompanhe:

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Seja conhecido – aumente sua presença online

Sua empresa quer e precisa vender. Só que não vai conseguir fazer isto se não souberem que ela existe. Aumentar a presença online tem relevância tanto local (bairro, região, etc.) como para uma maior abrangência (cidade, estado, etc.).

A principal forma de fazer isto é ter um planejamento estratégico adequado ao seu negócio via um marketing digital bem preparado, que envolva mídias sociais, e-mails, campanhas, etc.

Fique atento às próprias necessidades de seus clientes e aposte no bom atendimento

Sua equipe precisa ser treinada e estar preparada para o atendimento que você deseja. Ela precisa estar com foco. Seja vendas online ou presenciais, o ditado que diz “a primeira impressão é a que fica” tem papel fundamental e deve ser considerado neste momento.

Um bom atendimento garante que o cliente saia satisfeito. Mesmo que ele não compre nada naquele momento, com certeza voltará depois ou mesmo irá indicar sua loja/empresa para outras pessoas. Nem sempre o preço mais baixo significa melhores vendas. Invista no atendimento.

Esteja preparado tecnologicamente

Setor de estoque, setor de vendas, setor de contabilidade, setor de compras, relatórios, gerenciamento de tudo isto e aumentar vendas pequenas e médias empresas. Como fazer tudo isto funcionar de uma forma organizada, onde todos os setores e parâmetros trabalhem juntos para o mesmo foco?

Pensar em otimizar todos os processos de sua empresa é sim um dos requisitos básicos e fundamentais para conseguir aumentar as suas vendas.

Processos desorganizados acarretam mais e mais desorganização em um ciclo interminável e tudo isto emperra processos, gera desperdícios, perdas de tempo, desgaste empresarial, o que se reflete diretamente em suas finanças.

O que você precisa são os chamados ERP’s, ou sistemas de gestão empresarial, que estão cada vez mais presentes em pequenas e médias empresas. Eles são robustos e conseguem integrar toda a sua empresa de forma eficiente.

Eficiência é sinônimo de agilidade, prestatividade, confiabilidade e melhores resultados no final, pois não trabalha com a possibilidade de desperdícios.

Confira algumas das principais funcionalidades destes sistemas:

  • Cadastro de clientes (maior controle para um pós-venda, cobranças, etc.);
  • Controle de estoque (reposição agilizada, controle total do que entra e sai, etc.);
  • Controle de vendas (uma loja, duas, três? Tudo bem, você tem o controle de todas as vendas na palma da sua mão);
  • Controle financeiro (contas a pagar/receber, etc.);
  • Relatórios eficientes e customizados;
  • Integração Contábil de sua empresa;
  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NCFe’s) e boletos;
  • Gestão de contratos;
  • Perfil de acesso de seus funcionários (controle o que cada um pode acessar no sistema);
  • Agenda online integrada com a sua empresa.

Parece coisa de empresa grande? Mas o ERP garante a total integração de sua empresa, seja ela pequena ou média.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Aumentar vendas pequenas e médias empresas

Mas enfim, aumentar minha presença online, entender o meu cliente e ter um bom atendimento e por fim garantir que todos os setores de minha empresa estejam eficientemente integrados vai gerar boas vendas? Vai aumentar vendas pequenas e médias empresas?

Obviamente a base de sua empresa é o seu produto. Ele é fundamental para que estas vendas sejam efetivas. Se você não tiver um bom produto, que transmita confiança ao consumidor, que seja de qualidade, todo esforço empreendido para vender mais pode ser em vão.

Quando se vende um produto, seja ele qual for, a “grande jogada” é conseguir com que aquele consumidor retorne para comprar o seu produto novamente.

Seja um carro, imóvel ou simplesmente uma caderneta escolar, se seu cliente ficou satisfeito com o seu produto, o seu atendimento e enfim com a sua empresa, fatalmente ele retornará ou mesmo vai indicar a sua marca, a sua loja para mais alguém.

O conjunto de todas estas estratégias com um bom produto vai garantir sim vendas melhores e retornos satisfatórios garantidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 4 =