Executar bem para vencer em tudo

A forma como se propõe executar uma tarefa é fundamental para o seu sucesso
Foto: Pixabay

A diferença entre conseguir alguma coisa, ou não, tem a ver com a forma como se propõe a executar qualquer tarefa para chegar ao seu objetivo. A consistência e disciplina da execução são fundamentais para se chegar lá e distinguir claramente o entusiasta, que tem vontade de fazer, do executor maratonista, que fará tudo para concluir todas as tarefas com sucesso até chegar à meta.

Quando se propõe a fazer uma tarefa por mais pequena ou insignificante que ela seja deverá sempre fazê-la bem e ter o zelo necessário para entregar o seu total foco e empenho, só desta forma se estará a preparar verdadeiramente para fazer qualquer coisa com qualidade na sua vida.

Henry Ford dizia “Qualidade significa fazer certo mesmo quando ninguém está a olhar”.

Existe uma diferença enorme entre “querer fazer”, e “fazer bem”. É a mesma coisa de querer ser rico ou fazer tudo o que tiver ao seu alcance para o ser! Não basta querer, é preciso fazer acontecer!

Existe uma diferença enorme entre “querer fazer”, e “fazer bem”.

Nos negócios ter uma ideia é parecido com o querer. Você teve uma ideia que pensa que é vencedora mas só saberá a verdade depois de a tornar em algo real.

As ideias fantásticas sem serem postas na prática são como os idiotas que esperam que algo de bom lhes aconteça na vida sem fazerem nada para isso acontecer. Os executores sabem que para concretizar os seus sonhos vão ter de se mexer e correr atrás.

Na minha opinião, a grande maioria das startups fracassam, não por terem apostado numa má ideia, mas sim pela má execução da mesma. Para ajudar à concretização da ideia em algo real pode fazer um plano de negócios mas de que vale um belo plano de negócios se não estiver preparado para o executar?

Se quer mesmo fazer aquele projeto de vida que tinha na gaveta há anos, faça-o bem! Se assim o fizer, tenho a certeza que os resultados que deseja vão aparecer como consequência disso.

Vou ajudá-lo a ser um executor implacável através de oito dicas que lhe vão permitir realizar qualquer sonho, tarefa, ideia ou projeto, tome nota:

 

1ª Dica – Estabeleça metas e objetivos realistas

Para saber para onde vai deve primeiro saber em que ponto é que se encontra.

Se você não souber onde está como pode saber para onde quer ir? Faça uma análise para perceber onde está, seja a nível pessoal ou profissional, e estabeleça objetivos realistas a curto, médio e longo prazo que tem de cumprir.

Quando digo “objetivos realistas” não estou a dizer que não deve ser ambicioso, ou ser demasiadamente conservador, mas sim que deve ter a responsabilidade de cumprir, custe o que custar, todos os objetivos estabelecidos, mesmo que lhe pareçam irrealistas.

Se falhar, vai aprender a ser mais realista e a definir melhor os seus objetivos daí adiante. Se cumprir, talvez a meta não fosse assim tão irrealista e acabará por perceber que consegue fazer mais do que pensava.

 

2ª Dica – Faça bem mesmo quando ninguém está a ver

Penso que tenha ficado claro que para ter sucesso tem de ser o melhor na execução as suas tarefas.

Fazer bem repetidamente após algum tempo torna-se num hábito que você deve adquirir, pois tudo se torna mais fácil. Segundo o filósofo Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!”

As pessoas competentes e regulares são aquelas que nós nos lembramos quando procuramos por um colaborador, parceiro ou sócio. No fundo, ser competente é como ter um íman de boas oportunidades. Normalmente quem é bom profissional costuma ter mais sorte!

ser competente é como ter um íman de boas oportunidades

 

3ª Dica – Crie a sua lista de tarefas / objetivos

Deverá distinguir as suas tarefas ou objetivos por prazos de conclusão.

É importante que saiba diferenciar entre o que é mais urgente do que é mais importante. Faça a sua lista diária no dia anterior, à noite ou, no limite, logo ao início do dia.

Coloque na sua lista de tarefas diárias ações que deverão ser concluídas no próprio dia. Assim que vai realizando cada uma dessas tarefas vá retirando-as da lista. Defina objetivos/tarefas mais a longo prazo para saber o que tem de fazer diariamente para lá chegar.

Pode também utilizar várias ferramentas online ou APPs de gestão de tarefas ou então faça como eu, que utilizo um simples bloco de notas.

 

4ª Dica – Excelência, seja obcecado pelo detalhe

A diferença entre qualidade e excelência é que a excelência é o grau mais alto e absoluto de qualidade com a eficácia.

Precisamos saber realmente se entendemos o significado da palavra excelência. O significado de excelência é diferente do que a maioria das pessoas pensa, não é a perfeição. É procurar continuamente fazer melhor dando muita atenção aos pequenos detalhes.

Fazer melhorias contínuas baseadas nos resultados da sua observação aos detalhes, resultará ao fim de algum tempo em grandes melhorias alcançadas quer a nível pessoal, quer profissional.

Ser excelente é diferenciar-se de toda a concorrência, é fazer com que seja admirado e apreciado por todos.

 

5ª Dica – Implemente um sistema de melhoria continua

Decidi criar mais esta dica que na verdade é a continuação da anterior, mas focada em lhe transmitir como pode alcançar a excelência na prática.

Implemente um sistema simples de melhoria contínua pedindo a amigos, clientes e outras pessoas que avaliem a sua prestação profissional ou da sua empresa, e tome notas. Seja crítico e pergunte todos os dias a si mesmo o que pode melhorar e anote. Ao final de cada semana consulte a sua lista de melhorias e implemente-as o mais breve possível.

Repita este processo 52 vezes por ano e alcançará a excelência.

Seja crítico e pergunte todos os dias a si mesmo o que pode melhorar

 

6ª Dica – Aprenda com os erros

Segundo o psiquiatra e escritor Augusto Cury “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

Imagine que quer abrir uma oficina, sugiro que se recorde da sua experiência como cliente e assinale quais os erros que detetou nesses locais para que não os volte a cometer agora como empresário.

Cometer erros é sinal de que estamos a avançar, aprender com os nossos erros é sinal que estamos a crescer, repetir os mesmos erros é incompetência!

 

7ª Dica – Registe e coloque alertas

Umas das coisas que mais me preocupa é deixar de fazer qualquer coisa por esquecimento, como faltar a uma reunião, esquecer-me de responder a um cliente ou atrasar-me a pagar ou entregar alguma coisa. Para mim esta questão é fundamental se quero ser um excelente profissional e um ainda melhor executor.

Guardar todos os seus compromissos e tarefas na sua cabeça costuma dar maus resultados. Para resolver esta situação crie alertas e agende tudo no seu calendário online ou na sua agenda. De preferência algo que possa adicionar, editar ou consultar com acesso rápido e fácil vinte e quatro horas por dia.

 

8ª Dica – Delegue

Ser um bom executor é também perceber que não pode fazer tudo sozinho.

Quero que perceba que delegar tarefas é muito importante para que chegue aos seus objetivos mais rápido, mais longe e menos stressado, evitando problemas de saúde desnecessários e problemas na sua vida pessoal. Delegar não é tarefa fácil, é importante que conheça bem a quem vai delegar as suas tarefas e lhe explique muito bem o que deve fazer.

Delegar não é ordenar, evite ser autoritário e divida as suas tarefas com nobreza, respeito e exija em troca rigor e compromisso.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEstudantes de nacionalidade brasileira são os que mais arrendam na Uniplaces
Próximo artigoConferência “Da Ideia ao Registo da Patente”
Nuno Silva
Formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação é um empreendedor em série e especialista em negócios online. Criou a sua primeira empresa aos 18 anos, colaborou com empresas de topo no sector das tecnologias e fundou um dos primeiros e-marketplaces de serviços locais em Portugal, o PedirOrcamentos.Com. É fundador e co-fundador de diversos negócios com forte presença na internet. É um motivador empresarial, orador em eventos de empreendedorismo, mentor de startups e autor de diversas publicações ligadas ao Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências e Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × 1 =