Formas de pagamento: Conheça as melhores opções para o seu negócio

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de Pixabay em Pexels

Conhecer as diversas formas de pagamentos existentes e as suas características pode ser o argumento decisivo que a sua empresa precisa para aumentar as oportunidades de compra do seu cliente.

Para saber quais são os mais utilizados e entender de que forma podem ser aproveitados no seu negócio, sobretudo se a sua atividade for uma loja online com presença em vários países ou continentes, reunimos para si, neste artigo, os meios de pagamento mais adequados para o seu negócio.

Quais são as principais formas de pagamento na Europa?

A Europa é um continente bastante diversificado e isso também se reflete na forma como a população realiza os seus pagamentos de compras.

Veja aqui qual o comportamento de pagamento dos europeus em diversos países do continente:

Portugal

Em Portugal, as principais formas de pagamento utilizadas são o dinheiro em espécie, os cartões de débito e crédito e as transferências bancárias. O uso de cheques tem vindo a diminuir significativamente ao longo dos anos, sendo atualmente pouco utilizado.

O pagamento em dinheiro ainda é amplamente utilizado em Portugal, especialmente para pequenas compras, em lojas físicas, especialmente estabelecimentos comerciais menores ou para serviços informais. No entanto, o uso de cartões de débito e crédito tem vindo a aumentar nos últimos anos, especialmente nas compras de maior valor ou em estabelecimentos comerciais maiores.

As transferências bancárias são outra forma de pagamento amplamente utilizada em Portugal, especialmente para pagamentos de faturas ou para transferir dinheiro entre contas bancárias. Este tipo de pagamentos está a crescer de popularidade na sua versão eletrónica, como os serviços de pagamento MB Way que utiliza o telemóvel ou a internet, para transferências imediatas entre utilizadores.

Além dessas formas de pagamento, é possível encontrar outras opções de pagamento em Portugal, como o pagamento por Multibanco, que é um sistema de pagamento eletrónico muito popular em Portugal e que permite o pagamento de contas, compras em lojas e online, entre outras operações. Também é possível encontrar empresas que oferecem serviços de pagamento por débito direto, por exemplo, para pagamento de contas de energia ou água.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de Kampus Production em Pexels

Espanha

Os cartões de débito, crédito, transferências bancárias e carteiras digitais são predominantes. 

Dentre as carteiras digitais mais utilizadas pelos espanhóis, podemos citar o PayPal e Apple Pay, além das opções locais BBVA Wallet e CaixaBank Wallet.

França

Em França, um dos métodos predominantes de pagamento é o Carte Bleue nacional, sendo considerado um importante sistema de pagamento com cartão de débito operando no país.

Os cartões de crédito mais utilizados em França são os que possuem a bandeira American Express e Visa. 

Mesmo não sendo tão comum, os franceses também realizam pagamentos através de carteiras digitais como o PayPal, Paylib, Lydia e Amazon Pay.

Itália

Antes do advento da pandemia, era comum que os italianos utilizassem o dinheiro na maioria dos pagamentos em lojas e serviços.

Porém, com o crescimento do online, em grande parte impulsionado pelos confinamentos que foram extremamente rigorosos em Itália, começaram a popularizar-se as carteiras digitais como o PayPal se tornaram um dos meios mais populares de pagamento.

Além disso, também são comuns os cartões de crédito e débito Visa, Mastercard e o CartaSi local estando no topo da preferência dos métodos de pagamento.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de cottonbro studio em Pexels

Reino Unido

No Reino Unido, mesmo no e-commerce, os cartões são os métodos de pagamento preferidos, juntamente com as carteiras digitais como PayPal e Google Pay.

Alemanha

Já na Alemanha, são predominantes em todo o país os open invoices. Além disso, no e-commerce é muito comum que os clientes paguem com cartão de crédito Visa ou Mastercard, pagamento antecipado, carteiras digitais, e serviço de pagamento Sofort.

Outras formas de pagamento utilizadas na Alemanha são o Giropay local, Girocard e paydirekt, Apple Pay, Klarna, Splitit e PayPal.

Quais são as principais formas de pagamento atualmente no Brasil

No Brasil, o uso de dinheiro em espécie vem caindo com o passar dos anos, sendo mais comum os pagamentos online e através de aplicativos.

Dentre as principais formas de pagamentos utilizadas no país estão:

  • Cartão de crédito e débito
  • PIX
  • Transferência bancária
  • Link de pagamento
  • Intermediadores de pagamento
  • Gateway
  • Boletos
saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de Pixabay em Pexels

Como escolher a melhor forma de pagamento para o seu negócio

Ao abrir um negócio, seja físico ou online, é necessário conhecer quais são as melhores opções para o nível de controlo que tem desses meios de pagamento.

Para escolher a decisão acertada, o ideal é conhecer o perfil dos seus clientes e qual o método de pagamento mais vantajoso.

Além disso, é importante fazer um planeamento de fluxo de caixa, tendo em vista que, consoante a forma de pagamento, a entrada de dinheiro pode não ser imediata.

Informe as suas formas de pagamento ao seu cliente

Essa é uma orientação muito importante se deseja oferecer uma melhor experiência ao seu público.

Informar quais são os métodos de pagamento disponíveis, antes mesmo de o cliente iniciar o processo de compra, aumenta as oportunidades de ter mais compradores interessados.

Afinal, quanto mais opções e facilidades de pagamento oferecer, mais interesse surgirá por parte dos seus clientes. 

Cuidados a tomar quando escolher a sua forma de pagamento

Na hora de escolher o seu meio de pagamento é necessário tomar alguns cuidados para não cair em ciladas financeiras.

Veja aqui algumas dicas para seguir: 

Segurança em primeiro lugar

Quando falamos em meios de pagamento, é preciso ter em mente que a segurança do processo deve ser a sua prioridade máxima. 

Principalmente nos meios de pagamento online, existe uma infinidade de fraudes e outros tipos de ataques criminosos.

Por isso, invista em opções que ofereçam garantias de segurança.

Reduza os obstáculos na hora do pagamento 

Quedas de sistema? Problemas com troco? Invalidações nos sistemas?

Evitar esses tipos de problema é de suma importância para oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Obstáculos na hora do pagamento podem gerar insatisfação para o cliente, fazendo com que ele desista da compra.

Conheça as tarifas da opção escolhida

Algo que também deve em conta são as tarifas que estão envolvidas em cada forma de pagamento. Afinal, isso pode interferir bastante no seu caixa.

Considere um intermediário de pagamentos

Os intermediários – ou intermediadores – de pagamentos, são entidades que centralizam todas as contratações necessárias para um e-commerce realizar transações com eficiência e segurança. Isso diminui os custos e as burocracias para quem quer vender online.

Essas soluções são bastante práticas para resolver os pagamentos de um negócio digital, sobretudo se a sua página ou plataforma não pode oferecer segurança nas transações. 

Mas tome cuidado com o tipo de intermediário que contrata. Com eles, os clientes são direcionados para a plataforma do intermediadora e essa plataforma deve ser segura para concretizar a transação.

Pense na possibilidade de adotar um Gateway

Se desejar ter um controlo maior das operações, um gateway pode ser uma solução mais eficiente do que um intermediador de pagamento.

Trata-se de um sistema tecnológico responsável por conectar e transferir — de forma rápida e segura — os dados entre um utilizador e instituições financeiras (bancos, operadoras de cartão, fintechs etc.) em ambiente virtual. Ele garante que o valor referente à compra seja enviado à instituição financeira selecionada pelo lojista.

Além disso, os gateways também oferecem uma camada de segurança extra e podem ser mais vantajosos do ponto de vista financeiro.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de iMin Technology em Pexels

Quais são os principais meios de pagamento online?

Agora que você já está ciente sobre os cuidados na hora de adotar os modelos de pagamentos, vejamos quais são as principais formas online utilizadas no mundo:

PIX

Atualmente, o PIX é uma das principais formas de pagamento utilizadas no Brasil e tem ganhado a sua popularidade por ser um meio instantâneo de efetuar uma transação.

Outras vantagens do PIX são a agilidade, transparência e a ausência de taxas para a realização da transação.

Transferência bancária

Mesmo com a presença do PIX, as transferências bancárias não deixaram de existir. 

Esse modelo de pagamento pode ocorrer entre bancos diferentes ou em um mesmo banco, onde um cliente paga em benefício do outro.

Link de pagamento

Como forma de facilitar as vendas online, os links de pagamento são muito utilizados em redes sociais, mensagens e chats.

Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são muito utilizados no e-commerce, possuindo  segurança para proteger os dados do usuário. Porém, são cobradas taxas para realizar as transações.

Gateway

O gateway é um sistema de integração muito utilizado no comércio online, sendo esse recurso bastante seguro para o envio de informações para os bancos ou operadoras de cartão.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de iMin Technology em Pexels

Quais são os principais meios de pagamento offline?

Os meios de pagamento offline são muito úteis para aqueles lugares e momentos em que a conexão com a internet não é tão eficiente.

Além disso, ainda temos gerações de clientes que são fiéis a essa forma tradicional de pagar as suas compras, pelo que não pode faltar no seu negócio. 

Vejamos aqui quais são esses principais meios utilizados offline: 

Dinheiro em espécie

O dinheiro em espécie ainda é muito comum o uso do dinheiro em espécie para pagar as compras.

Mesmo parecendo algo do tempo passado, o dinheiro em espécie é muito interessante para os comerciantes, tendo em vista que não são cobradas taxas pela transação, além de oferecer liquidez imediata. 

Cartão de crédito e débito

Depois do dinheiro, os cartões de crédito e débito são as opções offline mais utilizadas como forma de pagamento, sendo uma maneira de facilitar as compras dos consumidores.

Falando especificamente dos cartões de crédito, eles oferecem uma série de benefícios para os consumidores, como a cobrança efetiva do valor a pagar ocorrer num prazo maior e com a possibilidade, oferecida por alguns cartões, de juntar pontos e bonificações.

Por isso, é muito difícil que eles caiam em desuso e será sempre uma forma a ter em conta no seu negócio.

Boleto

Os boletos são muito comuns no brasil, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais, sendo uma solução bastante prática para os clientes.

Esse meio de pagamento possibilita que o cliente escolha a instituição bancária preferida para quitar o débito.

Além disso, existe o Boleto DDA (Débito Direto Autorizado) que é um serviço oferecido pelos bancos no Brasil e que permite aos utilizadores receberem seus boletos de cobrança diretamente no internet banking ou no aplicativo bancário, sem a necessidade do envio pelo correio. Isso simplifica o processo de pagamento, permitindo que os utilizadores recorram aos boletos com mais facilidade e agilidade.

Vales

Ainda existem muitas empresas que oferecem vale-refeição/alimentação aos funcionários, por isso, esse meio ainda é muito utilizado.

Comumente, os estabelecimentos que aceitam vales são restaurantes e supermercados.

Cheque

Apesar de estar caindo em desuso, os cheques são títulos de crédito que foram muito populares há alguns anos atrás.

O cheque consiste numa ordem de pagamento à vista emitida em favor de um terceiro, em razão dos fundos que o emitente possui na instituição financeira.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de Karolina Grabowska em Pexels

Conclusão

A escolha certa dos métodos de pagamento é uma ação de suma importância para o sucesso do seu negócio, seja ele e-commerce ou loja física. Como viu até aqui, existe um leque grande de opções que deve ser minuciosamente avaliado para saber quais são os mais interessantes para a conversão de vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × four =