Hack for Good – Maratona Tecnológica

A maratona tecnológica – ou hackathon – deverá reunir cerca de 150 profissionais de diferentes áreas, como a gestão, design ou engenharia, que estarão em contato com investigadores na área da saúde e cuidadores. Juntos, terão de encontrar uma solução tecnológica para o problema que será apresentado no início do concurso.

Os participantes devem inserir-se numa das oito categorias em concurso: Comunicação e Relações Sociais, Estimulação Cognitiva, Transferência de Conhecimento, Saúde e Bem-Estar, Nutrição, Finanças Pessoais, Mobilidade e Apoio a Cuidadores. Em cada uma será proposto um problema para o qual será necessário encontrar uma solução tecnológica, que pode ser, por exemplo, uma app mobile, um jogo ou um dispositivo. Também é possível concorrer com uma tecnologia já desenvolvida, desde que não tenha recebido qualquer investimento, prémio financeiro ou ter participado num programa de aceleração.

O objetivo é encontrar soluções para combater o isolamento e sedentarismo dos idosos, ou a perda de capacidades cognitivas, criando soluções intuitivas, estimulantes e divertidas para resolver este problema e melhorar o dia-a-dia dos mais velhos através de plataformas que promovam a comunicação entre gerações, e evitem a perda de conhecimentos.

Desenvolver métodos e tecnologias que facilitem o trabalho dos cuidadores de idosos e familiares, bem como encontrar soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento de uma alimentação saudável, adequada e equilibrada para seniores, são algumas das soluções esperadas.

Também são desejadas soluções para serviços financeiros, ou de transporte, que atualmente não estão pensados para os idosos. Uma área com enorme potencial, está relacionada com as atividades de saúde e bem-estar, com necessidades na digitalização de serviços de saúde até ao desenvolvimento de melhores produtos e processos de recuperação ou prevenção.

O evento implicará, cerca de 30 horas de trabalho, nos dois dias, e as equipas que ficarem em primeiro lugar recebem EUR5000 e os segundos classificados EUR2000. Serão ainda distribuídos 30 mil euros em produtos e serviços pelas três primeiras classificadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 17 =