Inovação Digital Impulsionará Líderes nos Setores de Mercado em 2024.

Estudo da IDC destaca a importância da inovação digital na superação de crises

Foto de rawpixel.com em Freepik

A International Data Corporation (IDC) prevê que, em 2024, as empresas líderes em cada setor serão aquelas que souberem utilizar a tecnologia de forma inovadora para enfrentar desafios diversos. O estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions” destaca a necessidade de resistir à abordagem conservadora e incentiva a criatividade no uso da tecnologia para alcançar o sucesso, mesmo em tempos de incerteza.

A consultora sublinha que crises globais, como inflação, ameaça de recessão, constrangimentos na cadeia de abastecimento, aumento dos custos dos combustíveis e conflitos armados, têm preocupado os executivos. A reação comum é a busca pela segurança, com cortes de custos e investimentos em negócios de baixo risco. No entanto, a IDC alerta que, dependendo do setor e da crise específica, optar pela segurança pode ser mais arriscado do que investir em novas abordagens.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, relembra empresas como a Uber, a Airbnb e a Groupon que surgiram na altura da recessão de 2008, utilizando tecnologias digitais inovadoras para agitar os mercados. “As empresas devem planear a utilização de tecnologias digitais para responder às necessidades dos clientes, que estão a mudar devido às crises mundiais. Sabemos que a inflação e as restrições da cadeia de abastecimento, por exemplo, afetam o status quo, o que significa que as organizações têm de mudar ou correm o risco de declínio”.

A IDC argumenta que as empresas estão a migrar de uma estratégia de investimento centrada na transformação digital para uma focada na gestão do negócio digital. A capacidade de inovar através do desenvolvimento de tecnologia diferenciadora e disruptiva será crucial nesse cenário. As organizações de TI enfrentam uma pressão crescente para aumentar a eficiência e dedicar mais tempo e recursos à inovação.

Foto de Freepik

10 Previsões Para os Modelos de Negócio

“Obter o máximo valor comercial da inovação digital requer mudanças significativas nos modelos de negócio. Os líderes de TI precisam compreender o impacto das crises globais e fornecer soluções inovadoras que tragam resultados estratégicos”, destaca o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”.

  • Previsão 1: Em 2024, as 5 maiores empresas de cada sector serão aquelas que utilizaram a tecnologia para inovar e sair de uma crise global, como uma recessão ou uma rutura na cadeia de abastecimento.
  • Previsão 2: Até 2026, 10% das empresas vão incentivar os consumidores a partilhar dados confidenciais para conceber ofertas não tradicionais, melhorar a experiência do cliente e aumentar a quota de mercado.
  • Previsão 3: Até 2024, 35% das empresas que criam algoritmos inovadores para recolher informações de dados únicos, vão apresentar novas ofertas de produtos, modelos de preços bem-sucedidos e explorar novos segmentos de clientes.
  • Previsão 4: Até 2028, novas eficiências vão permitir aos programadores aumentar a percentagem de tempo que dedicam à inovação, passando de 25% do seu trabalho relacionado com o desenvolvimento para 75%.
  • Previsão 5: Até 2028, as receitas recorrentes de produtos inteligentes vão representar 65% das receitas das 2.000 maiores empresas.
  • Previsão 6: Até 2026, 75% dos líderes de mercado vão ter programas e investimentos em inovação digital sistémica, que apoiam a inovação iterativa contínua, permitindo o crescimento, a escala, agilidade e resiliência.
  • Previsão 7: Até 2026, as empresas que partilham dados com parceiros comerciais para tirar partido dos seus conjuntos de dados coletivos vão aumentar as receitas 10% mais rapidamente do que aquelas que não o fazem.
  • Previsão 8: Até 2025, 85% dos CEOs do G2000 vão exigir que os líderes seniores forneçam informações baseadas em dados sobre a atividade de inovação, incluindo a eficiência dos programadores e os resultados comerciais.
  • Previsão 9: Em 2027, a percentagem de pessoas não ligadas à tecnologia nas empresas que passam 10 horas ou mais por semana a contribuir para a inovação digital, aumentará dos atuais 5% para 45%.
  • Previsão 10: Em 2028, 15 das grandes empresas serão notícia por utilizarem tecnologias digitais para manipular as experiências dos clientes para estimular atualizações e substituições.

A pandemia da COVID-19 evidenciou o poder da tecnologia digital e inovação para proporcionar resiliência, receitas e oportunidades durante crises. A IDC prevê uma divisão entre organizações capazes de escalonar o desenvolvimento de inovações digitais e aquelas que não conseguem. O futuro da inovação digital, segundo a IDC, verá empresas inovadoras emergirem como líderes em seus setores de mercado.

“Se a pandemia não forçou uma organização a orientar-se para a inovação digital, a multiplicidade dos constrangimentos, que vão desde a inflação à guerra, deveria fazê-lo. Acredito que os vencedores e os perdedores em cada sector serão determinados pela sua capacidade de fornecer inovação digital em escala, de forma ética, sustentável e repetida”, afirmou Nancy Gohring, diretora de investigação do programa Futuro da agenda de inovação digital da IDC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − 6 =