Inspirar para liderar

Se, em muitos países, este tipo de aptidões e conhecimentos são ensinados e desenvolvidos desde a infância e juventude, em Portugal o ensino tradicional valoriza a exposição escrita, e não a apresentação oral das ideias. Também o envolvimento cívico que a escola passou a incentivar, não é acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades específicas associadas à liderança, desenvolvendo em cada jovem as capacidades necessárias para organizar atividades ou eventos, ou ensinando as regras de participação e funcionamento de grupos e reuniões.

Para ajudar a mudar essa perspetiva, a Toastmasters International, a maior organização mundial no desenvolvimento de competências nas áreas da comunicação e liderança lançou em Portugal o ‘Youth Leadership Program’, com o qual pretende contribuir para melhorar as qualidades de comunicação, aumentar a autoconfiança, desenvolver o potencial de liderança e entre os jovens.

‘Quem irás inspirar amanhã?’nO Youth Leadership é um programa de oito sessões com a duração de 60 a 90 minutos cada, desenhado especialmente para desenvolver as competências de liderança e ensinar a comunicar de forma eficaz, replicando para os mais novos os conceitos do método Toastmasters, através do qual os seus membros aprendem praticando e num ambiente de avaliação positiva. A iniciativa coube ao clube Toastmasters de Odivelas (International Speakers Toastmasters Club) em associação com a WIP – Momentos de Aprendizagem e destina-se a jovens dos 10 aos 14 anos.

O ‘Youth Leadership Program’ (não confundir com o programa com o mesmo nome patrocinado pelo Governo dos Estados Unidos e destinado ao intercâmbio de jovens para estágios em famílias norte americanas) é um projeto educativo da Toastmasters International, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1924 por Ralph C. Smedley, na Califórnia e que se expandiu por todo o mundo, tendo atualmente cerca de 300 mil membros em 116 países.

Sobre o WipnO Wip – Momentos de Aprendizagem – Aposta forte no desenvolvimento destas competências para os seus alunos e nesse sentido realiza anualmente o programa. Além das competências de comunicação e liderança o Wip proporciona momentos de aprendizagem em programação sendo o terceiro CoderDojo da região de Lisboa a ensinar Scratch.

Fernando Costa é Program Chair do Wip e também presidente do International Speakers Toastmasters Club bem como co-founder do Wip e da Inter-Faces, conjuntamente com os seus filhos, Patricia e João. Fernando Costa é ainda o coordenador dos projetos do Youth Leadership da Divisão M dos Toastmasters International e um empreendedor que desenvolve vários projetos na área da formação e transportes.

Poderá saber mais informação sobre o Wip aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − eleven =