Laurinda Lopes propõe 6 dicas para melhorar o Currículo e “Refrescar a Carreira neste Verão”

Na foto: Laurinda Lopes, Senior Talent Acquisition Specialist na Zühlke

Com a chegada da época de verão, muitos profissionais aproveitam para pausar, refletir e planear mudanças, inclusive nas suas carreiras. Reconhecendo a importância de um currículo atualizado e direto para valorizar a trajetória dos profissionais, Laurinda Lopes, Senior Talent Acquisition Specialist na Zühlke recomenda aproveitar o momento para otimizar o seu currículo profissional.

“O currículo é um elemento que deve estar em permanente construção, independentemente de os profissionais estarem ou não ativamente à procura de novos desafios”, sublinha a responsável pela aquisição de talento na Zühlke, uma consultora especializada em serviços de engenharia de software para projetos internacionais.

“O mercado tecnológico está em constante mudança e o CV deve refletir a forma como os especialistas estão a acompanhar essa transformação, de forma a destacar como as suas competências técnicas e interpessoais têm também evoluído, acrescentando valor a todos os perfis independentemente do tempo de experiência”, enfatiza.

Diante desse cenário, Laurinda Lopes partilha seis dicas valiosas para os profissionais da área tecnológica otimizarem os seus currículos neste verão, preparando-se para uma transição de carreira mais eficaz:

Ilustração de Racool_studio em Freepik

1 | Personalizar o currículo para cada oportunidade

Com a crescente complexidade do mercado tecnológico, é essencial personalizar o currículo profissional para cada oportunidade de trabalho. Isso envolve destacar de maneira clara e direta as informações mais relevantes para a vaga em questão, como as tecnologias, ferramentas e frameworks mais adequadas a cada candidatura. Ao fazer isso, os profissionais eliminam informações acessórias e destacam as competências mais valiosas para a oportunidade.

2 | Detalhar conhecimentos adquiridos em experiências anteriores

Mencionar experiências anteriores no currículo não é suficiente. Detalhar o nível de responsabilidade nessas experiências, bem como as principais conquistas, resultados e aprendizagens, é crucial. Isso permite mostrar como os projetos anteriores contribuíram para o crescimento e o valor que o profissional pode agregar a uma futura organização.

3 | Estruturar e formatar o CV

A clareza, a ordem e a estrutura da informação no currículo facilitam a sua leitura e análise. Um design simples, com um layout que enfatize a qualidade sobre a quantidade de informações, é recomendado. O uso de cabeçalhos para organizar diferentes seções e bullet points para listar informações contribui para a clareza, mantendo a consistência na formatação ao longo do documento.

Ilustração de gstudioimagen em Freepik

4 | Incluir uma fotografia adequada

A fotografia no currículo deve ser atualizada e profissional. Uma imagem adequada ao contexto profissional é essencial para transmitir uma imagem precisa e atualizada do candidato.

5 | Destacar competências interpessoais

As habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipa, liderança, gestão de conflitos e gestão do tempo, estão cada vez mais valorizadas pelas empresas. Incluir essas competências no currículo e detalhar o contexto em que foram desenvolvidas pode destacar o perfil do candidato em relação aos concorrentes.

6 | Indicar as formações mais recentes

Referenciar cursos e formações recentes adiciona valor ao perfil profissional, independentemente da senioridade. A capacidade de aprender ao longo da vida é essencial a qualquer profissional na área tecnológica e as organizações valorizam esta competência. Ao incluir as formações realizadas e o seu propósito, tanto a nível de hard skills como soft skills, é possível reforçar a relevância do perfil profissional e pessoal, mostrando como existe preocupação e intencionalidade na atualização regular de conhecimentos e geração de valor para as empresas.

O currículo é frequentemente a primeira impressão que os candidatos causam nas empresas. Manter um currículo atualizado, detalhado e adequado à oportunidade é essencial para destacar as competências e as contribuições dos especialistas no mercado tecnológico.

“A Zühlke encoraja os profissionais a aproveitar o período de verão para atualizar e aprimorar seus currículos, preparando-se para uma trajetória de sucesso e aproveitando ao máximo as oportunidades no dinâmico mercado de tecnologia”, conclui Laurinda Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine − 6 =