Liderar: uma questão de carácter

Liderar não é gerir
Foto: Pixabay

Uma das vertentes mais complexas do mundo empresarial prende-se com a questão da Liderança. Há quem saiba gerir um negócio e mesmo assim não tenha as capacidades de liderança necessárias para complementar essa gestão empresarial.

A Liderança não é uma questão de bom senso e sim de carácter. Existem empreendedores que são excelentes a gerir negócios e péssimos a gerir pessoas.

Antes de mais, ser Líder é saber lidar com o próximo como nosso semelhante, fazendo por compreender as dificuldades do outro, num contexto emocional, para depois através de uma análise bem fundamentada, contribuir para o encaminhamento na prossecução dos resultados a atingir.

Existem empreendedores que são excelentes a gerir negócios e péssimos a gerir pessoas

Liderar será sempre difícil se não tivermos a capacidade de entender e de orientar em diferentes contextos do negócio. Assumir a liderança de uma organização é assumir a gestão e orientação de uma equipa de profissionais que, antes de qualquer coisa, são seres humanos com os seus defeitos e qualidades.

Liderar é por isso uma questão de carácter, e quem pretende ser reconhecido como um verdadeiro Líder tem de possuir qualidades inatas e excecionais em áreas tão distintas quanto fundamentais, como a inteligência emocional, a auto confiança, o relacionamento interpessoal, a motivação e a visão de futuro alicerçada no presente.

Liderar não é para todos, mas é possível ser Líder se primeiro der o exemplo, e agir em conformidade.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Viva, Rui.

    Parabéns pela tua abordagem e visão sobre o tema da liderança.
    De facto todas as caracteriscas mencionadas e outras tantas, dependendo dos valores dos liderados e das organizações, fazem sentido.
    Na minha perspectiva sobre a Liderança existem 4 caracteristicas que um Líder dever ter e que não foram mencionadas.
    Elas são -> Confiança, Segurança, Transparência e Lealdade.
    Porquê?!?

    Porque a Liderança é baseada em relações, e nós humanos relacionamo-nos e seguimos outras pessoas nas quais confiamos, sentimos segurança, são transparenetes/verdadeiros e leais.

    Defenso e acredito que a liderança tem que fazer com que as pessoas se sentam seguras, ou seja o lider tem que as defender perante ameaças internas ou externas à organização. Do tipo, eu defendo-te porque sei que tu também me defenderás.
    Com esta atitude, a confiança entre as pessoas vai aumentando entre todos, e será natural trabalhar em equipa.
    Por fim, é preciso que haja transparencia e lealdade, porque sem estes valores é dificil manter a confiança entre todos e porque consequencia a segurança fica comprometida.

    Obrigado e continuação de boas publicações.

    Abraço.
    _

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × three =