Líderes Europeus Discutem Futuro das Startups no ESNA Forum 2024 em Bruxelas

Líderes europeus reúnem-se no ESNA Forum 2024, em Bruxelas, para discutir políticas e estratégias de apoio ao ecossistema de startups na UE.

Foto de ESNA Forum 2023

Nos dias 27 e 28 de novembro, Bruxelas será o palco do ESNA Forum 2024, um evento central para o futuro das startups na União Europeia, organizado pela Europe Startup Nations Alliance (ESNA). Esta aliança, com representação permanente em Lisboa, reúne os principais decisores políticos europeus para debater políticas de apoio ao ecossistema de startups, com a presença confirmada de figuras como David Clarinval, Vice-Primeiro-Ministro da Bélgica, João Ferreira, Secretário de Estado da Economia de Portugal, e Lucilla Sioli, Diretora do Gabinete de IA da Comissão Europeia.

O fórum, que se alinha com as diretrizes da Comissão Europeia para 2024-2029, pretende discutir o desenvolvimento de um “estatuto legal” unificado para startups na UE, facilitando a operação e crescimento destas empresas no espaço europeu. A ESNA, liderada pelo português Arthur Jordão, promoverá ainda discussões sobre novas oportunidades de financiamento e explorará a possibilidade de transformação da ESNA num Consórcio Europeu de Infraestrutura Digital (EDIC).

Arthur Jordão, Diretor Executivo da ESNA, sublinha a importância do evento: “Este fórum representa uma oportunidade crucial para que líderes de toda a Europa se unam e continuem com uma abordagem consertada na promoção de políticas públicas amigas do ecossistema de startups. Estamos entusiasmados em colaborar com todos os membros da ESNA para fortalecer o ecossistema de startups europeu e criar um futuro próspero para todos.”

O evento contará com intervenções de representantes ministeriais dos estados-membros, partilha de estratégias nacionais para apoiar as startups e, no segundo dia, discussões sobre regulação de IA na Europa e o seu impacto no setor. O ESNA Forum 2024 é uma oportunidade para consolidar políticas que incentivem o empreendedorismo e o crescimento sustentável de startups na UE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 3 =