Lisboa Entre os Melhores Hubs de Empreendedorismo Europeus

Foto de Wirestock em Freepik

A capital portuguesa foi reconhecida como um dos principais centros de inovação e empreendedorismo da Europa, de acordo com o ranking Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024, elaborado pelo Financial Times em colaboração com a Statista. Este reconhecimento coloca Portugal em destaque, ocupando o 6.º lugar no ranking europeu, ao lado de países como o Alemanha e Itália.

Entre os seis hubs de empreendedorismo distinguidos em Portugal, destacam-se a Startup Braga e a Startup Lisboa, que figuram entre os dez primeiros lugares do ranking. Além disso, outras organizações portuguesas como a BGI – Building Global Innovation, o IPN – Instituto Pedro Nunes (de Coimbra), a Casa do Impacto e a Beta-i também marcam presença na lista dos 125 principais centros de inovação da Europa.

A avaliação para compor este ranking baseou-se em critérios como mentoria, infraestrutura, assistência jurídica, oportunidades de networking e financiamento, entre outros. O convite público à participação envolveu mais de 2.000 entidades europeias, destacando a relevância e a qualidade dos programas de aceleração e incubação desenvolvidos em Portugal. Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa, expressou a sua satisfação com este reconhecimento, enfatizando o crescimento significativo alcançado desde 2022.

Na foto: Top 10 dos Europe’s Leading Start-up Hubs (fonte Financial Times)

A lista é liderada por uma aceleradora alemã, mas o país mais representado na lista é o Reino Unido, com 24 hubs distinguidos, enquanto Portugal ocupa o 6º lugar, com seis hubs de empreendedorismo, à semelhança da Itália. Londres é a cidade com mais hubs distinguidos (17), seguida por Madrid (5), e Berlim, Amesterdão e Lisboa, cada uma com 4 hubs reconhecidos.

Entre as seis entidades portuguesas reconhecidas, quatro estão estabelecidas em Lisboa, mas a tabela das aceleradoras portuguesas é liderada pela Startup Braga, na 7ª posição, e o Instituto Pedro Nunes é a outra instituição fora de Lisboa a figurar na lista dos melhores hubs de empreendedorismo da Europa.

Startup Braga: É o melhor hub de startups em Portugal e ocupa o 7º lugar no ranking do Financial Times. O centro de startups de Braga foi fundado em 2014 e está localizado no norte de Portugal.

Startup Lisboa – Unicorn Factory Lisboa: É o segundo melhor hub de startups em Portugal e ocupa a 10ª posição no ranking do Financial Times dos principais centros de startups da Europa em 2024. O centro de startups foi fundado em 2012 e tem uma comunidade de 220 startups incubadas. Ainda assim, esta posição do ranking não tem em conta os resultados do Programa Scaling Up lançado pela Unicorn Factory Lisboa no final de 2022, que já conta com 32 scaleups que obtiveram investimentos superiores a 240 milhões de euros e representam 950 postos de trabalho.

BGI – Building Global Innovators: A BGI é o terceiro melhor hub de startups em Portugal e ocupa o 25º lugar no ranking do Financial Times de 2024. A aceleradora de startups foi fundada em 2010 e está localizada em Lisboa.

Foto de Freepik

IPN – Instituto Pedro Nunes, Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia: O IPN é o quarto melhor hub de startups em Portugal e ocupa o 44º lugar no ranking do Financial Times. O centro de startups foi fundado em 1991 e está localizado em Coimbra, no centro de Portugal.

Casa do Impacto: O Hub de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é o quinto melhor hub de startups em Portugal e ocupa o 75º lugar no ranking do Financial Times dos Leading Startup Hubs da Europa em 2024. A Casa de Impacto, que representa 3,2 milhões de euros investidos em startups de impacto, é um dos 61 hubs de impacto reconhecidos entre os 125 a nível europeu. Foi fundado em 2018 e está localizado em Lisboa.

Beta-i: A Beta-i é o sexto melhor hub de startups em Portugal e ocupa a 124 posição no ranking do Financial Times. O hub de startups foi fundado em 2011 e está localizado em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 4 =