Manchester City FC é a marca de clube de futebol mais valiosa do mundo

Foto de Manchester City FC

Manchester City FC tornou-se a marca de clube de futebol mais valiosa do mundo, ao conquistar a primeira posição no Relatório Brand Finance Football 50 2023 pela primeira vez. Entre os clubes portugueses, o Benfica é o mais valioso, ocupando o 41º lugar do ranking.

O Brand Finance Football 50 2023 report é uma pesquisa realizada anualmente pela consultora britânica Brand Finance que avalia as marcas dos 50 clubes de futebol mais valiosos do mundo com base em critérios como valor de marca, investimento em marketing e desempenho empresarial.

O relatório detalha um crescimento positivo de 34% no valor da marca do City desde a pandemia de COVID-19, com os campeões da Premier League ultrapassando o Real Madrid pela primeira posição. Essa é a primeira vez em seis anos que um clube inglês ocupa o topo da lista.

“O Manchester City FC alcançou uma conquista extraordinária ao superar o Real Madrid e tornar-se o campeão das marcas de clubes de futebol. O desempenho do clube neste ranking destaca que o Manchester City está a construir uma marca forte, atraindo fãs e patrocinadores, e preparando o terreno para uma final icónica da Liga dos Campeões contra o Inter de Milão em [10 de] junho”, defendeu Hugo Hensley, Chefe de Serviços Sesportivos da Brand Finance.

Embora o Real Madrid CF tenha sido superado na lista de clubes mais valiosos, o clube espanhol continua a ser a marca de clubes de futebol mais forte do mundo. É que, além de calcular o valor financeiro da marca, a Brand Finance também avalia a força relativa dessa marca com base em métricas de investimento em marketing, equidade dos stakeholders e desempenho empresarial. O Real Madrid CF foi considerado “AAA+” indicador de probabilidade de ser classificado como “o melhor clube do mundo” pelos fãs, em pesquisas de mercado.

Entre os clubes portugueses o Benfica é o melhor classificado. A marca do clube da Luz subiu da 48ª para a 41ª posição do ranking Brand Finance Football 50, valendo 123 milhões de dólares e com uma avaliação “A+” na força da marca. Também o Futebol Clube do Porto está incluído na lista dos 50 mais valiosos, ocupando a 48ª posição e com um valor de 105 milhões de dólares. A força da marca é qualificada como “AA-”.

O futebol britânico é o mais valioso, com 18 clubes presentes na tabela, seguido dos alemães com 10 e dos espanhóis com 9 clubes. O Flamengo é o único clube não europeu presente no ranking, ocupando a 50ª posição. Apesar de ter sido eliminado do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2023, o clube brasileiro mantém uma reputação global favorável e conta com uma base de fãs apaixonada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 + twenty =