Mercado ibérico de software deverá crescer 33% até 2026

Santiago Solanas CEO de Grupo Primavera
Santiago Solanas CEO de Grupo Primavera

O mercado ibérico de software empresarial deverá crescer 33%, para 1,100 milhões de euros, até 2026, de acordo com um estudo do Grupo Primavera. O relatório “Software de gestão cloud: uma oportunidade para o setor empresarial” foi ontem divulgado por Santiago Solanas, CEO do Grupo Primavera.

O grupo líder em Portugal e Espanha em software de gestão empresarial, apresentou o relatório “Software de gestão cloud: uma oportunidade para o setor empresarial”, onde perspetiva um crescimento do mercado de software de gestão empresarial na ordem dos 33% nos próximos 5 anos, evoluindo dos atuais 825 milhões de euros em Portugal e Espanha para, aproximadamente, 1.100 milhões de euros em 2026.

De acordo com os dados do estudo, o mercado ibérico de tecnologias cloud de apoio à gestão tem pela frente um potencial de crescimento na ordem dos 300 milhões de euros, 50 milhões de euros referentes ao mercado português e 250 milhões de euros em Espanha.

O estudo teve por base a taxa de adoção de tecnologias cloud em 2019 no mercado ibérico, que era de apenas 55% em Espanha e 45% em Portugal, face aos 75% registados nos restantes países europeus.

“A par da atual dinâmica de adoção de tecnologia e das necessidades digitais oriundas dos requisitos regulamentares fiscais e laborais, espera-se que a adoção de soluções de gestão empresarial baseadas na nuvem continue a registar as taxas de crescimento anual de dois dígitos (21% para Portugal e 17% para Espanha) como ocorreu nos últimos 4 anos”, anuncia Santiago Solanas.

O relatório revela também que o tecido empresarial está consciente das vantagens das soluções (cloud-based): 46% das empresas consultadas consideram que os serviços baseados na nuvem permitem poupança de recursos comparativamente com a utilização de soluções instaladas; 39% defende que são mais fáceis de atualizar; 36% alega que  reduzem os custos operacionais e 32% menciona que as soluções de gestão cloud facilitam o trabalho à distância em comparação com o software instalado localmente no modelo tradicional.

O estudo teve como base de incidência as mais de 165.000 empresas clientes do Grupo Primavera, numa amostra que abrangeu todos os setores de atividade e empresas de várias dimensões.

Com o estudo o CEO do Grupo Primavera apresentou a nova identidade visual da marca, inspirada na natureza e nos azulejos, uma tradição ancestral ibérica, que, segundo Santiago Solanas, simboliza a proximidade e o respeito pelo passado, que serve de inspiração para um futuro cada vez mais inclusivo e sustentável.

Juntamente com a nova identidade visual, o Grupo Primavera apresentou ainda uma nova assinatura de marca “Together we Grow”.

O grupo está presente em 8 cidades de Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que tem escala e presença em três países africanos: Angola, Moçambique e Cabo Verde, e operações relevantes na América Latina. Empregando 800 colaboradores, o Grupo Primavera é composto por 13 empresas que no seu conjunto reúnem 165.000 clientes, dos quais mais de 22.000 são escritórios de contabilidade e gerando 75 milhões de euros de receitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 + 7 =