Natixis cria app para organizar trabalho híbrido em escritórios

Escritórios do Centro de Excelência da Natixis, no Porto

A AnyWhere é uma aplicação que permite aos colaboradores do Groupe BPCE tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido, gerindo a sua ida ao escritório ou trabalho remoto através do computador ou smartphone. A aplicação, desenvolvida no Centro de Excelência da empresa, no Porto, é já utilizada por mais de 40 mil colaboradores do banco francês.

A Natixis em Portugal desenvolveu a AnyWhere, uma aplicação web que permite às empresas tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido. A plataforma, desenvolvida no Centro de Excelência da empresa, no Porto, é utilizada por mais de 40 mil colaboradores do Groupe BPCE – a que pertence a Natixis – distribuídos por 22 países. Até à data, a aplicação já registou 2.9 milhões de reservas de lugares nos escritórios do Groupe BPCE à escala global.

Através da aplicação, os colaboradores podem gerir as suas idas ao escritório, reservando antecipadamente um lugar, registar trabalho remoto, pesquisar informação e contactos de colegas, marcar o seu estado de espírito e consultar mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma.

“A AnyWhere é um ótimo exemplo da capacidade que as nossas equipas têm de dar respostas criativas e inovadoras aos desafios. Esta ferramenta favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa”, sublinha Maurício Marques, diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal.

Esta app nasceu da necessidade local de aglomerar informação que até então se encontrava dispersa, facilitando a sua consulta, explica Louis Touzet, Head of Tech Expertise & Solutions na Natixis em Portugal: “Começámos por uma prova de conceito, testando a aplicação com algumas equipas, num estilo hackathon. A partir daí, o número de funcionalidades e equipas impactadas pela aplicação cresceu rapidamente. Com a chegada da pandemia, que obrigou a uma transição para um modelo de trabalho remoto, tornou-se evidente que era necessário controlar o regresso dos colaboradores ao escritório, garantindo que todas as regras de segurança eram respeitadas, assim como a interação e qualidade de vida da equipa e, como tal, a ferramenta estava já perfeitamente posicionada para adotar essa funcionalidade extra. Este último desenvolvimento posicionou-nos então nos edifícios do grupo a nível mundial.”

Hoje, a AnyWhere é já utilizada em 109 escritórios, em 22 países, por mais de 40 mil colaboradores do banco francês. O impacto desta solução permite às empresas gerirem os seus espaços de escritório e otimizar recursos. “Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”, diz Marcelo Costa, Tech Lead na Natixis em Portugal.

O Centro, com sede no Porto, conta atualmente com 1.800 colaboradores de perto de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo. O projeto no Porto é um dos maiores investimentos em recursos humanos já feitos pela Natixis em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × five =