ENPT
News
Account
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Base de Dados Social já mapeia metade do setor social em Portugal

Base de Dados Social já mapeia metade do setor social em Portugal

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Dec 23, 2025

A Base de Dados Social já mapeia mais de 35 mil organizações, cobrindo cerca de 50% do setor da economia social em Portugal.

A Base de Dados Social já reúne informação sobre mais de 35 mil organizações da economia social, cobrindo cerca de 50% do setor em Portugal, segundo dados divulgados pela Nova SBE.

A Base de Dados Social atingiu um novo marco ao integrar informação sobre mais de 35 mil organizações da economia social em Portugal, o que corresponde a cerca de 50% do universo estimado de entidades existentes no país. De acordo com dados da Conta Satélite da Economia Social, este universo ronda as 74 mil organizações.

O projeto é desenvolvido e coordenado pelo Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que envolve a Fundação “la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE. A plataforma agrega dados de fontes públicas e privadas sobre associações, cooperativas, fundações, misericórdias, mutualidades e outras entidades do setor.

Segundo Cátia Cohen, gestora do projeto, “com este marco, Portugal aproxima-se de ter um retrato detalhado do seu setor social”, sublinhando que a disponibilidade de dados integrados é fundamental para apoiar decisões, promover colaboração e tornar mais eficaz a alocação de recursos.

Além de reforçar a transparência e o conhecimento sobre o setor, a Base de Dados Social permite uma leitura mais precisa da distribuição geográfica, das áreas de intervenção e das capacidades das organizações. Em 2026, está prevista a integração de novos módulos de análise, dashboards interativos e relatórios temáticos, com o objetivo de aprofundar o apoio à decisão baseada em evidência no ecossistema da economia social.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
All humans are entrepreneurs, not because they should start companies, but because the will to create is encoded in human DNA, and creation is the essence of entrepreneurship
Reid Hoffman
Co-founder of LinkedIn
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By