ENPT
News
Settings
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Capital de risco: um motor estrutural da economia portuguesa

Capital de risco: um motor estrutural da economia portuguesa

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Economy
Oct 8, 2025

Estudo da Investors Portugal e da Nova SBE conclui que o capital de risco aumenta o PIB, os salários e as exportações, gerando impacto económico duradouro.

Estudo da Investors Portugal e da Nova SBE revela que 100 milhões de euros investidos em capital de risco aumentam o PIB em 1% e as exportações em 1,3 pontos percentuais num horizonte de dez anos.

O novo estudo “Capital de risco e o SIFIDE em Portugal – Avaliação do Impacto Económico”, apresentado pela Investors Portugal em parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), demonstra que o investimento em capital de risco gera um impacto económico líquido positivo e duradouro.

Segundo o relatório, 100 milhões de euros investidos em capital de risco resultam, ao fim de uma década, num aumento de 1,01% do PIB e de 1,33 pontos percentuais nas exportações. Estes fundos mais do que duplicam o emprego e o volume de negócios das empresas apoiadas, e triplicam a sua rentabilidade, confirmando o capital de risco como uma alavanca de crescimento e inovação.

“Este é o primeiro estudo independente que demonstra de forma clara a criticidade do capital de risco em Portugal. O investimento neste setor promove crescimento, criação de emprego, salários mais altos e sustentabilidade económica a longo prazo”, afirma Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal.

Lurdes Gramaxo, presidente da Associação de investidores em Early Stage, Investors Portugal
Na foto: Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal

SIFIDE: o elo fiscal que multiplica o investimento

Os resultados mostram que o SIFIDE — sistema de incentivos fiscais à I&D empresarial — é determinante para canalizar capital privado para a economia real. Entre 2006 e 2024, o mecanismo permitiu financiar centenas de empresas inovadoras, ampliando o investimento em ativos tangíveis e intangíveis.

Nas empresas apoiadas por fundos SIFIDE, o emprego cresce entre 50% e 60%, o investimento em capital tangível sobe 60% e o investimento em ativos intangíveis mais do que duplica. Os lucros e o volume de negócios aumentam mais do dobro.

A análise macroeconómica mostra ainda que o balanço fiscal torna-se positivo logo no primeiro ano: as receitas adicionais de IVA, IRC, IRS e contribuições sociais superam o custo do incentivo, gerando retornos sustentáveis para o Estado.

“O capital de risco tem um impacto estrutural na economia portuguesa: as empresas investidas contratam mais, pagam melhores salários e tornam-se mais produtivas. O SIFIDE atrai investidores e financia inovação com retornos fiscais que superam largamente o custo do incentivo”, sublinha João Duarte, autor do estudo e professor associado da Nova SBE.

Na foto: João Duarte, professor associado com agregação da Nova SBE

Inovação, produtividade e convergência europeia

O estudo mostra que, apesar do avanço do ecossistema português, o volume de investimento em capital de risco continua abaixo da média europeia. No entanto, os efeitos positivos são evidentes: as empresas financiadas por capital de risco aumentam o investimento em I&D, geram mais patentes e promovem spillovers tecnológicos em setores adjacentes.

A Nova SBE destaca que o capital de risco funciona como catalisador de inovação e competitividade, acelerando a convergência de Portugal com as economias mais produtivas da Europa. A consolidação e a previsibilidade dos incentivos fiscais são apontadas como essenciais para manter esta trajetória.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Fearlessness is not the absence of fear. It"s the mastery of fear. It"s about getting up one more time than we fall down
Arianna Huffington
Co-founder The Huffington Post
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By