ENPT
News
Account
LoginRegister
AboutHelp
🎟
News
LoginRegisterdropdown-dividerAboutHelp

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Empresas não sabem avaliar fornecedores de cibersegurança

Empresas não sabem avaliar fornecedores de cibersegurança

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Apr 2, 2026

Empresas não sabem avaliar fornecedores de cibersegurança e apenas 5% confia totalmente, segundo estudo global da Sophos.
A maioria das empresas não consegue avaliar de forma eficaz os seus fornecedores de cibersegurança, num contexto em que apenas 5% das organizações afirma confiar plenamente nesses parceiros, segundo o relatório global “The Cybersecurity Trust Reality 2026”, divulgado pela Sophos.

De acordo com o estudo, baseado em respostas de 5.000 responsáveis de TI e segurança em 17 países, 79% das organizações reconhece dificuldades em avaliar a fiabilidade de novos fornecedores, enquanto 62% enfrenta o mesmo desafio com parceiros já existentes.

Esta falta de confiança tem impacto direto na gestão do risco, com 51% dos inquiridos a associar essa incerteza a uma maior probabilidade de ocorrência de incidentes de cibersegurança. O relatório destaca ainda que a avaliação dos fornecedores é dificultada pela falta de informação clara e verificável, bem como pela complexidade técnica das soluções apresentadas.

“A confiança não é um conceito abstrato em cibersegurança, é um fator de risco mensurável”, afirma Ross McKerchar, Chief Information Security Officer da Sophos, sublinhando o impacto da transparência na tomada de decisão das organizações.

O estudo revela também um desalinhamento interno nas empresas, com 78% dos inquiridos a indicar divergências entre equipas técnicas e gestão de topo na avaliação da fiabilidade dos fornecedores, evidenciando que a cibersegurança deixou de ser apenas uma questão técnica para se tornar um tema de governação.

Num contexto de crescente pressão regulatória e adoção de inteligência artificial, a confiança nos fornecedores assume um papel crítico, obrigando as empresas a procurarem maior transparência, validação independente e evidência concreta na escolha de parceiros tecnológicos.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Success is empty if you arrive at the finish line alone. The best reward is to get there surrounded by winners
Howard Schultz
CEO of Starbucks
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By