Madeira industrializada ganha escala na construção
Empreendedor.com
Empresas
28 Mai 2026
Madeira industrializada ganha escala na construção com crescimento da CarmoForm e aposta em mercados internacionais.
A CarmoForm cresceu 20% em 2025 e prepara uma nova fase de internacionalização, com a ambição de fazer dos mercados externos metade da sua atividade nos próximos três anos.
A construção em madeira está a entrar numa nova fase de industrialização em Portugal. A CarmoForm, empresa portuguesa pertencente à CarmoWood, encerrou 2025 com um crescimento de 20% e reforçou a sua posição na engenharia e construção em madeira industrializada na Península Ibérica.
A empresa tem vindo a consolidar um modelo de negócio assente na integração entre engenharia, produção industrializada e execução em obra. Esta abordagem responde a uma tendência crescente no setor da construção: substituir processos mais artesanais e imprevisíveis por soluções off-site, com maior controlo técnico, repetibilidade e eficiência.
“A madeira não precisa de ser defendida, precisa de ser bem executada. O futuro da construção já começou e chama-se industrialização”, afirma João Figueiredo, CEO da CarmoForm. Segundo o responsável, o setor está a passar “de um modelo artesanal, marcado pela imprevisibilidade e pela escassez de mão de obra, para uma lógica industrial, assente em engenharia, controlo e repetibilidade”.
A internacionalização é agora um dos principais eixos estratégicos da CarmoForm. A empresa está a preparar a entrada em mercados como Angola, Estados Unidos e São Tomé, que considera uma extensão natural do posicionamento já consolidado na Península Ibérica. Nos próximos três anos, prevê que os mercados internacionais representem cerca de 50% da sua atividade.
As grandes obras representam atualmente mais de 70% da atividade da empresa, refletindo o peso crescente da construção e engenharia no seu modelo de negócio. Entre os projetos mais recentes estão empreendimentos como o Sublime Comporta, o JNcQUOI e o Verde Lago, apresentados pela empresa como exemplos da sua capacidade para responder a obras de elevada exigência técnica e arquitetónica.
A CarmoForm tem também reforçado a sua capacidade interna. A equipa de engenharia duplicou nos últimos anos e a operação é suportada pela unidade industrial de Oliveira de Frades, com quase 20 hectares, onde a empresa articula as áreas de projeto, produção e montagem.
Para 2026, a prioridade passa pela eficiência, produtividade e rentabilidade. Depois de um período de crescimento acelerado, a CarmoForm pretende consolidar processos, reforçar a produção industrializada e otimizar recursos, mantendo uma estratégia de crescimento seletivo em Portugal e nos mercados internacionais.
Não comece um negócio a menos que ele seja uma obsessão e algo que você ame. Se estiver a pensar numa estratégia de saída, então não é uma obsessão