O movimento global “GivingTuesday” chega a Portugal

Imagem de rawpixel por Pixabay

No próximo dia 3 de dezembro, o maior movimento global de solidariedade, presente em mais de 70 países, chega a Portugal. O movimento o GivingTuesday existe desde 2012 e foi criado pela Fundação das Nações Unidas e o 92StreetY, contando atualmente com o Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates.

Comemorado intencionalmente na primeira 3ªfeira após o Black Friday, e alimentado pelo poder das redes sociais e da colaboração, o GivingTuesday inspira milhões de pessoas em todo o mundo a dar a cara e a retribuir às causas e problemas que são importantes para cada um. O objetivo é criar uma onda massiva de generosidade que dure para além do dia do GivingTuesday e que atinja todas as pessoas do planeta, sob o mote Dar para Mudar.

O movimento que em Portugal é apadrinhado por Fernanda Freitas, jornalista e ativista dos direitos humanos, pretende incentivar a doação de dinheiro, bens, talento ou tempo para as causas de instituições com que cada um mais se identifique. Para as instituições, o intuito é trazer visibilidade e disponibilizar recursos que apoiem na campanha para o GivingTuesday.

Fernanda Freitas destaca o facto deste movimento ter surgido por contraposição aos dias de consumo – o Black Friday e o Cyber Monday, sublinhando que “nem tudo se pode comprar e o facto de o GivingTuesday permitir participar da forma que cada um puder, seja doando tempo, bens, entre outros, vai fazer com que ninguém possa ficar indiferente neste dia.”

À semelhança do que tem acontecido todos os anos nos países aderentes, o movimento tem como base as redes sociais onde, de forma viral “a mensagem das instituições, que apelam das formas mais distintas e originais nas suas campanhas à sua rede e comunidade, é amplificada através da hashtag “#givingtuesdaypt”, destaca Sofia Mascarenhas, organizadora do evento.

“Em Portugal, e porque queremos transmitir às pessoas que têm o poder nas suas mãos – o poder de transformar e de fazer a diferença – adotámos também a campanha e mote “#daparamudar”.” Através do site givingtuesday.pt, as instituições podem recorrer a variados materiais oficiais do movimento e inscrever-se; e os interessados podem saber como participar.

O GivingTuesday começou em 2012 , impulsionado pelas Nações Unidas, como um dia para toda a gente, em qualquer lugar, doar e tornou-se no maior evento de solidariedade mundial. É hoje uma comunidade de milhões, lutando juntos para um mundo mais generoso. Atualmente estão associados mais de 70 países e existe atividade registada em mais de 150.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − six =