O que é integração na contabilidade?

A contabilidade é a linguagem dos negócios
Imagem de Brett Hondow por Pixabay

A contabilidade é a linguagem dos negócios e tem passado por muitas mudanças ao longo dos tempos. Dentre todas estas mudanças, se destacam as tecnologias que sempre tiveram um papel importante em facilitar o trabalho do contador.

O avanço das tecnologias para a contabilidade tem modificado a capacidade do contador de analisar valores estatísticos e interpretar dados de maneira eficiente e eficaz. Neste contexto, devemos destacar o papel da integração contábil.

Geralmente, a palavra integração está intimamente ligada aos aplicativos corporativos. Considera-se que a integração é uma forma de fazer as aplicações trabalharem juntas, passando informações através de alguma forma de interface.

A integração contábil é basicamente uma solução capaz de integrar o sistema contábil de um escritório de contabilidade com o sistema de gestão das empresas gerenciadas por ele, permitindo o compartilhamento automático das informações financeiras necessárias para gerar, por exemplo, declarações e relatórios financeiros.

Quais os benefícios da integração contábil?

Em um processo contábil tradicional, as informações estão sempre atrasadas, à medida que o contador precisa aguardar que o cliente lhe entregue as informações necessárias para o seu trabalho. Isso significa nunca ter as informações financeiras atualizadas necessárias para a melhor decisão possível.  Além disso, a reentrada de dados também oferece a possibilidade de erro humano, o que pode levar à condução de decisões com base em informações incorretas.

Ter o seu sistema contábil integrado ao sistema de gestão empresarial de seus clientes é extremamente importante para otimizar a rotina de processos do seu escritório de contabilidade.Confira alguns dos benefícios que a integração contábil pode trazer:

  • Aumento da produtividade – Com o sistema contábil integrado você tem acesso aos dados de diversos clientes em uma mesma plataforma. Esta solução agiliza a entrada e saída de informações de contabilidade gerencial e relatórios financeiros. Com isso, a adoção de um sistema contábil integrado aumenta sua velocidade, precisão e eficiência no processamento das informações financeiras de seus clientes.
  • Eliminação de retrabalhos – Em vez de redigitar manualmente as informações do cliente para um sistema contábil independente, que custa tempo e é sujeito a erros, um sistema contábil integrado recebe automaticamente um fluxo constante de dados do sistema de gestão vinculado. Como as informações fluem automaticamente, as finanças estão sempre atualizadas.
  • Jornada diária de trabalho otimizada – Com a automatização de processos, eliminação da digitação de movimentos contábeis e redução dos problemas de comunicação com os clientes, o contador passa a ter mais tempo para atuar como consultor de negócios, focando seu tempo em atividades que agregam mais valor, como a elaboração de relatórios financeiros e análises de demonstrativos contábeis.

Como funciona um sistema contábil integrado?

Um sistema contábil integrado é um software que interconecta o seu próprio sistema contábil com os sistemas ERP dos seus clientes, padronizando seus procedimentos para registrar transações e divulgar informações financeiras.

Um sistema ERP é um conjunto de aplicativos ou módulos de negócios, que liga as várias unidades de negócios de uma empresa, como controle de finanças, estoques, orçamentos, vendas, serviços, entre outros. Todas essas informações são agregadas e um sistema único altamente integrado com uma plataforma comum para o fluxo de informações em todo o processo.

Ou seja, através do uso do ERP, o cliente registra toda a movimentação financeira da empresa, controla contas a pagar e contas a receber, emite notas fiscais, entre outras atividades. Com o sistema contábil integrado, o contador tem acesso a todas essas informações, podendo não só visualizá-las, como também exportá-las para o seu software contábil.

Considerações finais

As complexidades crescentes do mundo empresarial moderno exigem o uso de sistemas eficientes para maximizar o desempenho dos negócios. Com isso, a adoção de um sistema contábil integrado se torna uma necessidade para que um escritório de contabilidade se torne competitivo, garantindo o crescimento sustentável e a eficiência nos processos.

A capacidade de rastrear e acessar informações financeiras de vários clientes em um único aplicativo é um benefício significativo. Certifique-se de selecionar um sistema contábil integrado que seja fácil de usar, acessível e flexível, para evitar complicações durante a implementação do sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × three =