O sucesso do seu negócio depende de si

Ao reconhecer as semelhanças entre empreendedorismo e a gestão de projetos, os empreendedores e gestores devem se concentrar também em desenvolver as habilidades e competências necessárias para ser bem-sucedido em ambos os mundos:

  • Liderança: Completando os esforços de negócios e projetos, procurando com que as pessoas envolvidas sigam a mesma visão. Para isso, os empreendedores e gestores devem aperfeiçoar as habilidades de liderança, com um foco particular na capacidade de influenciar e comunicar.
  • Auto motivação: Os empresários não precisam de ninguém respirando nos seus pescoços para manter o foco no objetivo final. Mas um bom profissional de projetos deve estabelecer as suas metas, num nível alcançável, logo no início do projeto e procurar constantemente revisitá-las até que o projeto seja concluído.
  • Resiliência: A possibilidade de êxito ou insucesso deve estar sempre presente em qualquer negócio. E se, a qualquer momento, sentir que o fracasso é iminente, a resiliência pode ser a melhor ajuda para ultrapassar as dificuldades.

    O blogger e empreendedor Sean Newman Maroni descreve muito bem o trabalho numa start-up, e a sua descrição espelha a experiência de fluxo na gestão de um projeto: ‘Haverá momentos de grande triunfo, onde você se sente capaz de conquistar o mundo. Então, talvez apenas horas ou mesmo minutos depois de um pico de sucesso, você pode cair na maior das frustração. Pode receber um telefonema de um investidor comunicando uma recusa, ou ver como um focus group dilacera o seu trabalho. Se não tiver a capacidade de se recuperar, vai ser difícil sair desse buraco.’

    Treine-se para ficar confortável com a incerteza. Cada aspirante a empreendedor deve se sentir à vontade no mundo mutável e caótico de uma start-up. Uma boa sugestão é ler e seguir o guia da área de conhecimento de gestão de risco em A Guide to the Project Management Body of Knowledge para compreender o que não pode ser negligenciado e como se preparar para o desconhecido num projeto. Isso torna os empreendedores bem adaptados para abraçar a incerteza e riscos inerentes ao lançamento de um negócio.

    Trate cada projeto como uma start-up e dedique toda a sua paixão e tenacidade nesse esforço. Dessa forma, você também pode mudar o mundo.

  • DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor escreva o seu comentário!
    Por favor coloque o seu nome aqui

    6 + 16 =