3 Passos para obter Resultados no LinkedIn

O essencial para obter resultados no LinkedIn
Foto Karla Martins

Já tentou usar o LinkedIn e nada de resultados? Acha difícil usar esta plataforma? Não sabe como interagir na rede?

Fique tranquilo, você não é o único. Muitos profissionais perdem boas oportunidades por não saberem como usar esta rede a seu favor.   

Neste artigo você descobrirá como encontrar clientes com a boa utilização do LinkedIn. E acredite, é mais fácil do que você imagina!

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO LINKEDIN?

O LinkedIn é uma rede social profissional com 610 milhões de pessoas conectadas em todo o mundo, de acordo com o último relatório da empresa divulgado no 1º trimestre de 2019.

A primeira vantagem é que, diferentemente de outras redes sociais, no LinkedIn as pessoas já estão no mindset de negócios, o que facilita os contactos profissionais.

Em segundo lugar, o LinkedIn é uma rede qualificada. Você escolhe quem fará parte da sua rede, sem se sentir “obrigado” a aceitar aquela pessoa que não agrega valor só porque é amigo do seu primo e você ficou sem jeito de recusar a conexão. 

A terceira vantagem é que é possível ter um excelente desempenho orgânico no LinkedIn, sem gastar com anúncios, caso isto não faça parte da sua estratégia. Tanto os perfis pessoais quanto as páginas de empresa são gratuitos e através deles é possível se comunicar em linha direta com o seu público alvo.

A quarta vantagem é que os conteúdos no LinkedIn são mais consistentes e os debates mais construtivos do que em outras redes sociais, afinal as pessoas tendem a ser mais criteriosas ao exporem a sua imagem em uma rede profissional.  É claro que há exceções, mas você sempre terá a opção de deixar de seguir ou até de bloquear quem não acrescente valor ou tenha comportamento inadequado na rede.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de se utilizar o LinkedIn, vejamos os 3 passos fundamentais para começar a obter resultados nesta rede.

Muitas pessoas desistem do LinkedIn pois acham que basta criar a conta e os clientes aparecerão como num passe de mágica. Não é bem assim, como em tudo na vida é preciso dedicação.

PASSO 1: Otimize o seu Perfil.

Muitas pessoas desistem do LinkedIn pois acham que basta criar a conta e voilà, os clientes aparecerão como num passe de mágica. Não é bem assim, como em tudo na vida é preciso dedicação. E o primeiro passo é otimizar o seu Perfil para que ele atraia potenciais clientes.

O Perfil do empreendedor, bem como do profissional independente, é diferente do perfil de quem está em busca de emprego. Se você usa o LinkedIn para negócios identifique as dores do seu cliente e como você irá ajudá-lo a encontrar soluções.

Pense na sua persona e comunique a sua proposta de valor. Use as palavras-chave comuns em seu mercado. Fale de si enquanto empreendedor/profissional independente, das suas experiências e competências, e apresente a sua empresa, se for o caso.  Deixe claro o valor acrescentado que oferece para que o seu prospect perceba as vantagens de contratar a si e não a outro profissional ou empresa.

Pense a sua rede de forma estratégica. Inclua profissionais de áreas afins ou transversais à sua área de atuação, bem como aqueles que fazem parte do seu público alvo.

PASSO 2: Conecte-se!

Há algum tempo fiz uma pesquisa informal na qual perguntei qual é a primeira palavra que vem à mente das pessoas quando elas pensam em LinkedIn. Sabe qual foi a palavra mais citada? Networking. 

Quando falo em Networking refiro-me aos relacionamentos que construímos, dentro e fora da rede. Esqueça aquela ideia de que networking é algo ruim, com a troca de favores baseada apenas em interesses próprios. Pelo contrário, o bom networking é aquele no qual a cooperação e a ajuda mútua prevalecem.

Esteja em busca de clientes, parceiros de negócios ou de aumentar a sua influência no LinkedIn, você precisará encontrar conexões estratégicas. E é aqui que surge a pergunta clássica:

Quem devo convidar para a minha rede, e quais convites devo aceitar?

Comece por adicionar pessoas com quem trabalhou ou estudou, pois já o conhecem e podem dar boas referências a seu respeito.

Acontece que em algum ponto sua lista de conhecidos chegará ao fim. Neste momento não perca a oportunidade de se relacionar com pessoas que você não conhece pessoalmente, mas que podem ter muito a acrescentar à sua vida profissional.

Não digo para você adicionar, ou aceitar, toda a gente de forma indiscriminada. Pense de forma estratégica. Inclua profissionais de áreas afins ou transversais à sua área de atuação, bem como aqueles que fazem parte do seu público alvo.

Na hora de aceitar os pedidos, não seja muito rigoroso. Analise o perfil e as atividades da pessoa. Mesmo não correspondendo ao seu target, ela pode ser alguém que contribui com bons insights na rede. E lembre-se, as indicações surgem de onde menos esperamos!

Eu sei que, enquanto empreendedor ou profissional independente, o seu objetivo é encontrar clientes. E o LinkedIn é a ferramenta ideal para este fim. Entretanto, adicionar novas pessoas para no instante seguinte enviar um PDF com uma proposta comercial, de forma fria, é um tiro no pé.

PASSO 3: Relacione-se

De pouco vale um Perfil apelativo e Conexões estratégicas se você não se relaciona com as pessoas. E aqui vale lembrar:

Networking não é prospecção e o LinkedIn não é um site de vendas!


Eu sei que, enquanto empreendedor ou profissional independente, o seu objetivo é encontrar clientes. E o LinkedIn é a ferramenta ideal para este fim. Entretanto, adicionar novas pessoas para no instante seguinte enviar um PDF com uma proposta comercial, de forma fria, é um tiro no pé.

Não é porque as pessoas estão mais propensas a tratar de assuntos profissionais no LinkedIn que elas irão responder a todas as mensagens e pedidos de conexão. É preciso pensar na sua abordagem com cuidado de modo estabelecer uma interação que promova uma verdadeira conexão.

A objetividade é sempre bem-vinda, entretanto vá com calma. Estabeleça rapport e, se a pessoa se mostrar disponível ao diálogo, conduza a conversa para o nível seguinte que pode ser um call, uma reunião ou um simples café para identificarem possíveis sinergias.

Siga estes 3 passos e você estará em condições de obter resultados no LinkedIn, entretanto há o quarto passo,que potencia os anteriores.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS

É através da disseminação de conhecimentos que você será percebido como autoridade em sua área, a forma mais poderosa de atrair clientes e indicações. Este é o método que utilizo comigo mesma e com os meus clientes de mentoria e que, acredite, dá ótimos resultados. Mas esse já é o tema do próximo artigo… Até lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + 18 =