Os 5 Maiores erros de quem cria um site de empresa

A internet é hoje o canal mais eficaz para construir, promover e gerir a maioria das atividades comerciais e, se desenvolvida corretamente, a presença online pode multiplicar várias vezes as receitas de um negócio. A internet é o canal de venda ideal para criar e expandir negócios. Vejamos algumas das suas vantagens: é barata, tem audiência (mais de 3 biliões de clientes em todo o mundo) e, potencialmente, permite-lhe ultrapassar até o seu concorrente mais poderoso.

Se a internet proporciona todas estas vantagens, qual é o seu lado negativo?… É que não é fácil! A maior parte das pessoas que constroem sites não têm o conhecimento e a experiência para o fazer correctamente. Não existe uma receita para construir um site. Há, no entanto, muitos aspectos que devem ser evitados. Aqui ficam 5 erros comuns a evitar quando se constrói um site.

1. Não construa um site estáticonDeixe-se de planos elaborados, cheios de animações. O importante é o conteúdo do seu site! Cada página deve focar um assunto específico e o site deve evoluir com conteúdo novo e exclusivo a ser acrescentado frequentemente. Muito conteúdo e atualizações frequentes são a chave para aumentar a visibilidade do seu site. Mais de 90% dos sites de negócios são estáticos, muitas vezes requerendo trabalho de um designer ou programador para serem atualizados. Resultado: raramente o são. Não cometa este erro. Esolha um CMS (Content Management System) fácil para construir o seu site.

2. Certifique-se de que está a usar a mensagem corretanEm marketing, quando se cria uma campanha tem de se criar e direcionar a mensagem de forma a vender os seus produtos eficazmente. Da mesma forma, ao estruturar um site de empresa terá de pensar como um verdadeiro marketeer: estudar os seus concorrentes, escolher o seu target, escolha a mensagem que quer transmitir e só então construa a estrutura e o conteúdo do seu site. E lembre-se, é normal não acertar à primeira, pelo que, mais uma vez, vai precisar de um site dinâmico.

3. Promova o seu sitenEste é definitivamente o erro que toda a gente comete. Mais de 90% dos sites que estão online não são promovidos de todo. É como comprar uma carrinha para o negócio e esquecer-se de contratar o motorista. Promover e publicitar um site de empresa é na realidade um esforço significativo e consome muito tempo. Se não é um perito nesta área, arranje alguém que o seja para fazê-lo por si. Sim, é mesmo assim tão difícil. Otimizar o conteúdo do seu site de forma a que este apareça no Google, abrir contas no Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais, promover o seu site em fóruns de nicho, blogs, e portais, comprar anúncios, usar ferramentas sociais e widgets, newsletters, entre outros… a lista é extensa! Há milhares de maneiras de promover o seu site, o mais difícil é selecioná-las. Uma coisa é certa. Se não o fizer, nunca vai tirar a carrinha do parque de estacionamento.

4. Atualize o conteúdo do seu site regularmentenA internet tem milhões de sites e aqueles que não são atualizados estão como mortos. Sejamos honestos, você visitaria duas vezes um site de uma empresa se soubesse que não ia encontrar novos conteúdos ou valor? Os sites estáticos têm classificações muito baixas no page rankdo Google (classificação que o Google atribui às páginas) e de outros motores de busca. Torne-o dinâmico adicionando novos produtos ou serviços, publique notícias, artigos, comentários de clientes, portfólios, eventos, entre outros. Mas não deixe o seu site morrer.

5. Comunique onlinenComunicar com o seu público é muito importante não só para atrair clientes mas também para aumentar o ‘awareness’ do seu negócio ou marca. Para comunicar eficientemente online, vai precisar de usar as ferramentas certas. Impactar o público pode ser feito via social media,, mas também melhorando a integração do seu site com o CRM e as ferramentas de marketing existentes. Existem centenas de ferramentas que podem ajudá-lo a enviar newsletters, divulgar as notícias ou os produtos da sua empresa, criar cupões, online, etc. Pode também integrar as vendas, a faturação e o apoio ao cliente. O seu site pode ser muito mais que uma brochura da empresa. Investir nele vai dar-lhe a vantagem competitiva que apenas alguns têm.

Então o que lhe parece – está a incorrer em alguns deste erros agora mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nineteen + twenty =